Autoria: Alexandre Mascarenhas
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 9788580542318
Páginas: 292
Publicação: 2014 1º Edição
Encadernação: Brochura
Sinopse
Este livro, patrocinado pelo IPHAN, faz parte das celebrações dos 200 anos de morte de Antônio Francisco Lisboa, “O Aleijadinho”. Apresenta informações históricas, teóricas e práticas envolvidas na proteção, preservação e perpetuação da obra de Antônio Francisco Lisboa, por meio dos moldes e moldagens confeccionados a partir da década de 1930. Discorre sobre a história e a origem das coleções de gesso; do desenvolvimento do uso da técnica dos moldes e moldagens ao longo dos séculos e de sua importância na história da arte e da arquitetura; do profissional do gesso (o artífice e as oficinas) com ênfase nos escultores luso-brasileiros a partir do século XVIII; do processo escultórico e da importância das instituições acadêmicas e museológicas que abrigam reproduções em seu acervo. As moldagens em gesso eram utilizadas como fonte de inspiração e como material de estudo e treinamento para os alunos de desenho e escultura, assim como para os artistas e seus aprendizes/oficiais. Tais práticas, consequentemente, contribuíram para a disseminação e preservação deste ofício, sobretudo da obra de Aleijadinho. Apresentamos material gráfico inédito de alguns catálogos de esculturas e ornamentações em gesso que eram comercializados na Europa e no Brasil. Em especial, as informações teóricas e experimentais abordadas neste livro irão encontrar um campo vasto de aplicações na prática, entre profissionais da área do restauro e da escultura, assim como das instituições acolhedoras destes acervos.
Sumário
1. Apresentação
Prefácio
Introdução
1. O uso do gesso na produção de modelos, moldes e moldagens escultóricos e arquitetônicos
Antiguidade
Idade Média | Arquitetura Mourisca
Renascimento
Barroco
Iluminismo | Revolução Francesa | Neoclássico
Revolução Industrial
A Arte Nova e Arte Déco
2. A origem e o surgimento das coleções de gesso
Museus e Coleções de gesso na Europa
Museus e Coleções de gesso nas Américas
3. Oficinas, profissionais do gesso e corporações de ofício — o processo escultórico
Profissionais e corporações de ofício — breve contextualização
Os artistas do gesso e as oficinas de escultura em Portugal a partir do século XVIII
Contribuições sobre a disseminação social e tecnológica portuguesa na produção artística dos ofícios da escultura, a partir do século XVIII, em Vila Rica
4. Antônio Francisco Lisboa — moldagens de sua obra
Os personagens responsáveis pela execução das moldagens
Instituições e as moldagens da obra de Aleijadinho
Brasil
Uruguai
Bélgica
Estados Unidos da América
Reino Unido
Considerações finais
Referências
Autoria: Alexandre Mascarenhas
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 9788580542318
Páginas: 292
Publicação: 2014 1º Edição
Encadernação: Brochura
Sinopse
Este livro, patrocinado pelo IPHAN, faz parte das celebrações dos 200 anos de morte de Antônio Francisco Lisboa, “O Aleijadinho”. Apresenta informações históricas, teóricas e práticas envolvidas na proteção, preservação e perpetuação da obra de Antônio Francisco Lisboa, por meio dos moldes e moldagens confeccionados a partir da década de 1930. Discorre sobre a história e a origem das coleções de gesso; do desenvolvimento do uso da técnica dos moldes e moldagens ao longo dos séculos e de sua importância na história da arte e da arquitetura; do profissional do gesso (o artífice e as oficinas) com ênfase nos escultores luso-brasileiros a partir do século XVIII; do processo escultórico e da importância das instituições acadêmicas e museológicas que abrigam reproduções em seu acervo. As moldagens em gesso eram utilizadas como fonte de inspiração e como material de estudo e treinamento para os alunos de desenho e escultura, assim como para os artistas e seus aprendizes/oficiais. Tais práticas, consequentemente, contribuíram para a disseminação e preservação deste ofício, sobretudo da obra de Aleijadinho. Apresentamos material gráfico inédito de alguns catálogos de esculturas e ornamentações em gesso que eram comercializados na Europa e no Brasil. Em especial, as informações teóricas e experimentais abordadas neste livro irão encontrar um campo vasto de aplicações na prática, entre profissionais da área do restauro e da escultura, assim como das instituições acolhedoras destes acervos.
Sumário
1. Apresentação
Prefácio
Introdução
1. O uso do gesso na produção de modelos, moldes e moldagens escultóricos e arquitetônicos
Antiguidade
Idade Média | Arquitetura Mourisca
Renascimento
Barroco
Iluminismo | Revolução Francesa | Neoclássico
Revolução Industrial
A Arte Nova e Arte Déco
2. A origem e o surgimento das coleções de gesso
Museus e Coleções de gesso na Europa
Museus e Coleções de gesso nas Américas
3. Oficinas, profissionais do gesso e corporações de ofício — o processo escultórico
Profissionais e corporações de ofício — breve contextualização
Os artistas do gesso e as oficinas de escultura em Portugal a partir do século XVIII
Contribuições sobre a disseminação social e tecnológica portuguesa na produção artística dos ofícios da escultura, a partir do século XVIII, em Vila Rica
4. Antônio Francisco Lisboa — moldagens de sua obra
Os personagens responsáveis pela execução das moldagens
Instituições e as moldagens da obra de Aleijadinho
Brasil
Uruguai
Bélgica
Estados Unidos da América
Reino Unido
Considerações finais
Referências
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