Autor: Mauro Mendes Braga.
ISBN: 978-85-8054-753-5
Páginas: 496
Publicação: 2025
Encadernação: Brochura
Sinopse
Quando você ler as páginas deste livro, não estranhe se sentir vontade de cantar ou de dançar. “Bolero, a música de um continente” tem a capacidade de nos tirar do lugar e sair rodopiando pelos salões não só do Brasil, mas de vários países latino-americanos. É um convite para um passear pela América Latina, com trilha sonora garantida. Embarque nesta aventura proposta por Mauro Mendes Braga, que decidiu compartilhar sua paixão pela música com o público leitor. Boa viagem!
Mauro Mendes Braga, muito mais do que um conhecedor, é um amante da música. Já nos brindou com “Tango, a música de uma cidade” (editora UFMG) e agora nos agracia com um passeio pela história do bolero na América Latina. No meio do caminho, tivemos o prazer de acompanhá-lo, nas deliciosas histórias a respeito da música latina, nos programas de rádio, na Estação do Conhecimento da UFMG.
Como todo apaixonado, Mauro nos conta detalhes dos caminhos que a música latina percorreu nas Américas, especialmente o bolero. Entre uma página e outra, ou não seria melhor, entre um compasso e outro, o nosso mestre querido, nos gratifica com a escolha da melhor gravação dessa ou daquela canção. Nada passa despercebido nas investigações da sua paixão pela música: o detalhe da uma capa de disco, as diversas gravações de um música, a diferença entre os arranjos, as histórias envolvendo seus autores e intérpretes. Desse modo, o livro “Bolero, a música de um Continente” nos convida a percorrer caminhos latinos com os ouvidos atentos.
Este é um livro que já vem com a trilha sonora, rigorosamente selecionada e acompanhada com os comentários do amante da música.
Sobre o autor
Nascido em Ubá-MG, em 1950, Mauro Mendes Braga foi docente do Departamento de Química da UFMG, tendo se aposentado em 2013, depois de 40 anos de trabalho nesta instituição, onde desenvolveu atividades de ensino, de pesquisa e de administração acadêmica, inclusive no âmbito da Reitoria. Admirador da música latina, desde a infância, especialmente daquela produzida entre os anos de 1920 e 1970, ainda que não saiba distinguir as notas musicais, desde 2004 produz o programa Compasso Latino para a rádio da UFMG, a Estação do Conhecimento. É autor do livro “Tango, a música de uma cidade”, editado pela Editora UFMG, em 2014. “Bolero, a música de um continente”, agora publicado pela Fino Traço Editora, é o contraponto do livro sobre o tango.
Sumário
Prefácio
Prefácio da edição em e-book
A eterna sedução da música de um continente
Bolero: sedutor incorrigível
Décadas de 1930 e 1940: a conquista de novos territórios e a incorporação de outros genes
Os anos de 1950: o bolero se moderniza sob a influência do Impressionismo e do jazz
E o encantamento continua
Samba-canção, o bolero com sotaque brasileiro?
A música de um continente
A inesperada consagração do final do século
O plano de voo
A semeadura
A formação do crisol de raças
Guaracha e guajira: Cuba começa a cantar sua própria música
Contradanza cubana e habanera
Danzón
Son
A longa infância
Considerações sobre a primazia de “Tristezas”
Pepe Sánchez
Os boleristas de segunda geração
A viagem ao México e os boleristas de terceira geração
Guty Cárdenas
Um pianista no bolero
A maioridade
“Júrame”
“Olvido”
“Aquellos ojos verdes”
“Mujer”
“Capullito de alelí”
Rumo à época de ouro
A época de ouro: os grandes criadores
María Grever
Agustín Lara
Rafael Hernández Marín
Pedro Flores Córdoba
Ernesto Lecuona y Casado
Gonzalo Curiel e Gabriel Ruiz
Consuelo Velázquez
Alberto Domínguez e seus irmãos
Osvaldo Farrés e René Touzet
As escolhas difíceis
A época de ouro: notáveis boleros de quem não teve tantos êxitos no gênero
Introdução
Os passageiros eventuais da nau bolero
Boleros que contam dramas pessoais reais
As compositoras
Boleros que desafiam preconceitos sociais
Autores de apenas um grande sucesso
Autores de alguns grandes sucessos
Os pianistas cubanos da geração entre o lirismo e o feeling
As importantes inovações da segunda metade da década de 1940
A época de ouro: os grandes intérpretes
Introdução
Os precursores
Intérpretes masculinos de maior reconhecimento
Pedro Vargas
Bola de Nieve
Daniel Santos
Benny Moré
Lucho Gatica
Nat King Cole
Intérpretes femininas de maior reconhecimento
Toña La Negra
Elvira Ríos
Olga Guillot
Célia Cruz
Libertad Lamarque
Os grandes cantores
As grandes cantoras
A tradição dos conjuntos musicais no bolero
Trio Los Panchos
Sonora Matancera
O movimento feeling
Introdução
Os primórdios e as características do movimento
César Portillo de la Luz
José Antonio Méndez
As canções dos demais filineros da primeira geração
Os grandes criadores da segunda geração de filineros
Os grandes criadores do feeling no México e em Porto Rico
Grandes intérpretes do feeling
Seguindo a rota
O samba-canção
Introdução
Os primeiros anos
O samba-canção tradicional
O samba-canção moderno
Década de 1950: o reinado do samba-canção
A trilha do samba-canção tradicional
A trilha do samba-canção moderno
Dolores e Maysa
O bolero pós-1960
Armando Manzanero
Luis Demetrio, Tite Curet e Chico Novarro
Concha Valdés Miranda e Lolita de la Colina
Criadores eventuais de destacados boleros
Os grandes intérpretes
Chavela Vargas
María Dolores Pradera
Marco Antonio Muñiz e Cheo Feliciano
Freddy e La Lupe
Rubén Blades
Destacadas vozes femininas nascidas na década de 1950
Destacados intérpretes nascidos após 1960
O samba-canção e o bolero brasileiro pós-1960
Epílogo 435
Anexo I – Uma antologia de boleros e sambas-canção para se escutar no youtube
I. Os primeiros tempos (1883 a 1927)
II. Tempos de modernização (1927-1932)
III – A época de ouro (1933 a 196?)
IV – O bolero feeling
V – O samba-canção
VI – O bolero e o samba-canção após 1960
Anexo II – Glossário de termos espanhóis
Referências
índice onomástico
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