Autoria: Silvia Liebel
Editora : Fino Traço Editora
ISBN : 9786589011217
Páginas : 260
Publicação: 2021 1º Edição
Encadernação : Brochura
Sinopse
Sonho, quimera, evasão. A utopia frequentemente é caracterizada como um escape, sem maiores consequências para a sociedade. A palavra, no entanto, que amalgama lugar ideal com lugar nenhum está intimamente relacionada à ambição por um mundo melhor. Atrelada ao fértil gênero literário que se firma na aurora moderna a partir da obra homônima de Thomas Morus, a utopia se estrutura a partir do questionamento da realidade, do mundo vivido que precisa de reformas, e servirá, portanto, à crítica social. Entre o apogeu e o declínio do pensamento utópico, com a ascensão das distopias que substituem a esperança pelo temor em um futuro em que somos subjugados pela tecnologia e por uma ordem totalitária, diferentes autores e autoras desenvolveram os anseios sociais de cada época. Os capítulos deste livro se voltam a esses mundos-outros, seguindo a deixa do filósofo Cornelius Castoriadis: “não existimos para dizer o que é, mas para fazer ser o que não é”.
Sumário
Apresentação
1. Utopias: entre a ideia e o gênero literário
Silvia Liebel
2. A Utopia e o paradoxo
Ana Cláudia Romano Ribeiro
3. Quando a utopia aconteceu: as regras e ordenanças dos hospitais de Santa Fé de México e Michoacán (1554-1565)
Geraldo Witeze Jr.
4. Utopia e mundos imaginários em François Rabelais
Silvia Liebel
5. As viagens de Cyrano de Bergerac: entre utopia e imaginação
Kelly Caroline Appelt
6. Da ruptura pela derrota à consagração de uma esperança: reflexões sobre Um Programa para a Lei da Liberdade, de Gerrard Winstanley (1652)
Lívia Bernardes Roberge
7. Distopias – um gênero na história
Vinícius Liebel
Sobre os autores e as autoras
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.