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Autoria: Elaine Aparecida Teixeira Pereira ; Luciano Mendes de Faria Filho ; Maria das Dores Daros ; Raylane Andreza Dias Navarro Barreto (orgs.)
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 978-65-89011-71-2
Páginas: 278
Publicação: 2021 2ª Edição
Formato digital (PDF)
Sinopse
Aglutinados em torno dos eixos espaço público, modernização e pensamento histórico e social brasileiro, os capítulos deste livro têm em comum o olhar histórico sobre projetos de educação e de Brasil e as formas como estiveram articulados entre si ao longo dos séculos XIX e XX. Refletem a colaboração entre pesquisadores e pesquisadoras em diferentes momentos de seus percursos formativos e com variadas filiações institucionais, num esforço solidário de produção do conhecimento científico e formação intergeracional que almeja, em última instância, a invenção de novos modos de ser e estar na vida acadêmica. Que a leitura seja, ela também, entendida como um renovado e renovador convite à participação nessa aventura!
Sumário
Prefácio
Irlen Antônio Gonçalves
Uma rede de pesquisa, várias histórias: a título de Apresentação
Elaine Aparecida Teixeira Pereira, Luciano Mendes de Faria Filho, Maria das Dores Daros, Raylane Andreza Dias Navarro Barreto
Liberais, modernos e românticos
Dalvit Greiner de Paula
“Este século faz-se jornal”: jornais acadêmicos e formação na Faculdade de Direito do Recife
Gustavo dos Santos, Ilka Miglio de Mesquita
Em busca da honra feminina: as noções de mulher honesta e mulher impura – Sergipe (1890)
Rafaela Fraga Vilar, Vera Maria dos Santos
Um bacharel n’ A bagaceira (1928): José Américo entre o modernismo e o regionalismo
Carlos André Martins Lopes, Matheus da Cruz e Zica
Representações do Brasil nos livros de História de América mexicanos – 1933-1965
Luciano Mendes de Faria Filho, Rosalía Meníndez Martínez
“Tudo pela grandeza do Brasil”: os Clubes Agrícolas Escolares de Santa Catarina (1934-1951)
Elaine Aparecida Teixeira Pereira, Maria das Dores Daros, Luciano Mendes de Faria Filho
As Conferências Internacionais de Instrução Pública e o “movimento educativo” transnacional sobre a formação de professores do ensino secundário brasileiro (1934-1963)
Fabiana Teixeira da Rosa, Maria das Dores Daros
O sociólogo Luiz Aguiar de Costa Pinto e seu projeto editorial à frente do CLAPCS (1959-1962): concepções transnacionais para a educação e para a sociologia latino-americana
Leziany Silveira Daniel
As mulheres e os movimentos de educação e cultura popular, um capítulo ainda em construção
Alessandra Maria dos Santos, Raylane Andreza Dias Navarro Barreto
Fazer da oficina a trincheira: ensino de história e divulgação do conhecimento em um contexto de restituição democrática
Alessandra Soares Santos
Sobre a educação no movimento homossexual brasileiro entre 1978 e1984
Rosana Pena de Sá, Marcus Vinicius Corrêa Carvalho
Posfácio
Cleide Maria Maciel de Melo
Sobre as autoras e os autores
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.