CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD GRATUITO DO LIVRO
Autoria: Mara Regina Lemos De Sordi (org.)
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 978-85-8054-487-9
Páginas: 291
Publicação: 2022 1ª Edição
Formato digital (PDF)
Sinopse
A obra estrutura-se em três partes e destina-se aos profissionais da educação e pesquisadores da área que, interessados na defesa da qualidade da escola pública, unem-se e se fortalecem para que, de modo solidário e fraterno, um novo tempo possa surgir e que, neste, a justiça social encontre espaço e sentido.
Sumário
Apresentação
Desafiando a hegemonia do campo da avaliação da qualidade das escolas: a avaliação institucional participativa como estratégia
Mara Regina Lemes De Sordi
PARTE 1:
A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA: PRINCÍPIOS E SENTIDOS
Capítulo 1
Razões práticas e políticas para uma avaliação institucional participativa na educação básica
Mara Regina Lemes De Sordi
Capítulo 2
A experimentação social da AIP em uma rede de ensino: princípios e processos contrarregulatórios em movimento
Mara Regina Lemes De Sordi
Capítulo 3
Avaliação institucional participativa, processos de responsabilização e os desdobramentos nas aprendizagens dos estudantes
Mara Regina Lemes De Sordi
Capítulo 4
Reflexões sobre a avaliação institucional participativa e a luta pela qualidade social: interlocuções com o pensamento de Boaventura Sousa Santos
Mara Regina Lemes De Sordi
PARTE 2:
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA E QUALIDADE SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA
Capítulo 5
Propósitos de uma matriz de qualidade social como referência ao trabalho pedagógico de escolas de uma rede pública de ensino
Mara Regina Lemes De Sordi
Regiane Helena Bertagna
Capítulo 6
Participação na vida da escola como dimensão fundante de um projeto pedagógico político-emancipador: quem disse que seria fácil?
Mara Regina Lemes De Sordi
Capítulo 7
A qualidade social da escola no centro do diálogo.
A escola-pesquisadora... Uma experiência no tear
Sandra Cristina Tomaz
Daniela Arco e Flexa Hornich
Capítulo 8
Em defesa da qualidade social da escola pública: um mais um é sempre mais que dois
Mara Regina Lemes De Sordi
Margarida Montejano da Silva
Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes
PARTE 3:
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA: INTERFACES, CONTRADIÇÕES E DESAFIOS
Capítulo 9
Gestão democrática e avaliação institucional participativa: diálogo necessário no processo de qualificação da escola
Lílian Fernanda de Melo Bezerra Gonçalves
Maria Simone Ferraz Pereira
Capítulo 10
Is local democratic control of education still possible in an age of corporate education reform? The case of participatory institutional evaluation in Campinas, Brazil
Sara Badra de Oliveira
Sharon Gewirtz
Mara Regina Lemes De Sordi
Capítulo 11
Qualificação da avaliação institucional participativa: em destaque, reflexões sobre a comissão de acompanhamento e as demandas externas
Tássio José da Silva
Regiane Helena Bertagna
Considerações finais, sempre provisórias
Uma luta sem fim pela qualidade da escola pública: a avaliação institucional participativa como estratégia
Mara Regina Lemes De Sordi
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.