E-book "Desafiando a Hegemonia do Campo da Avaliação da Qualidade das Escolas"

Código: UAGHTSQXX Marca:

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Autoria: Mara Regina Lemos De Sordi (org.)
Editora: Fino Traço Editora

ISBN:  978-85-8054-487-9

Páginas: 291
Publicação: 2022  1ª Edição
Formato digital (PDF)

Sinopse

A obra estrutura-se em três partes e destina-se aos profissionais da educação e pesquisadores da área que, interessados na defesa da qualidade da escola pública, unem-se e se fortalecem para que, de modo solidário e fraterno, um novo tempo possa surgir e que, neste, a justiça social encontre espaço e sentido.

Sumário

Apresentação

Desafiando a hegemonia do campo da avaliação da qualidade das escolas: a avaliação institucional participativa como estratégia

Mara Regina Lemes De Sordi

 

PARTE 1:

A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA: PRINCÍPIOS E SENTIDOS

 

Capítulo 1

Razões práticas e políticas para uma avaliação institucional participativa na educação básica

Mara Regina Lemes De Sordi

 

Capítulo 2

A experimentação social da AIP em uma rede de ensino: princípios e processos contrarregulatórios em movimento

Mara Regina Lemes De Sordi

 

Capítulo 3

Avaliação institucional participativa, processos de responsabilização e os desdobramentos nas aprendizagens dos estudantes

Mara Regina Lemes De Sordi

 

Capítulo 4

Reflexões sobre a avaliação institucional participativa e a luta pela qualidade social: interlocuções com o pensamento de Boaventura Sousa Santos

Mara Regina Lemes De Sordi

 

PARTE 2:

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA E QUALIDADE SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA

 

Capítulo 5

Propósitos de uma matriz de qualidade social como referência ao trabalho pedagógico de escolas de uma rede pública de ensino

Mara Regina Lemes De Sordi

Regiane Helena Bertagna

 

Capítulo 6

Participação na vida da escola como dimensão fundante de um projeto pedagógico político-emancipador: quem disse que seria fácil?

Mara Regina Lemes De Sordi

 

Capítulo 7

A qualidade social da escola no centro do diálogo.

A escola-pesquisadora... Uma experiência no tear

Sandra Cristina Tomaz

Daniela Arco e Flexa Hornich

 

Capítulo 8

Em defesa da qualidade social da escola pública: um mais um é sempre mais que dois

Mara Regina Lemes De Sordi

Margarida Montejano da Silva

Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes

 

PARTE 3:

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA: INTERFACES, CONTRADIÇÕES E DESAFIOS

Capítulo 9

Gestão democrática e avaliação institucional participativa: diálogo necessário no processo de qualificação da escola

Lílian Fernanda de Melo Bezerra Gonçalves

Maria Simone Ferraz Pereira

 

Capítulo 10

Is local democratic control of education still possible in an age of corporate education reform? The case of participatory institutional evaluation in Campinas, Brazil

Sara Badra de Oliveira

Sharon Gewirtz

Mara Regina Lemes De Sordi

 

Capítulo 11

Qualificação da avaliação institucional participativa: em destaque, reflexões sobre a comissão de acompanhamento e as demandas externas

Tássio José da Silva

Regiane Helena Bertagna

 

Considerações finais, sempre provisórias

Uma luta sem fim pela qualidade da escola pública: a avaliação institucional participativa como estratégia

Mara Regina Lemes De Sordi

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