CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD GRATUITO DO LIVRO
Autoria: Helena Sampaio ; Ludmila Fávero Romani Pioli ; Vanessa Gabrielle Woicolesco (orgs.)
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 978-85-8054-488-6
Páginas: 195
Publicação: 2022 1ª Edição
Formato digital (PDF)
Sinopse
Desde o ano de 2020 estamos enfrentando a pandemia da COVID-19, a qual provocou transformações em nosso modo de viver, de se relacionar, trabalhar, estudar, pesquisar e de produzir conhecimento. Enquanto agentes sociais, as instituições de ensino superior também precisaram responder à emergência sanitária, e uma das consequências mais marcantes foi a necessidade do fechamento temporário dos campi e a implantação do ensino remoto emergencial, como uma alternativa para a manutenção do vínculo entre estas e sua comunidade acadêmica.
Assim, esta obra é um exemplo de experiências desenvolvidas durante o período pandêmico em programas de pós-graduação brasileiros. A iniciativa reúne o trabalho de estudantes que participaram da disciplina “Educação superior no mundo pós-pandemia: tendências e desafios”, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp, e foi acrescida da participação de autores convidados.
Sumário
Prefácio
Introdução
Parte I Respostas das instituições frente aos efeitos da pandemia da Covid-19
Assistência estudantil em tempos de pandemia da Covid-19: uma análise das ações implementadas pela UNILA
Vanessa Gabrielle Woicolesco
Marília Costa Morosini
Assistência estudantil no enfrentamento da pandemia da Covid-19: uma análise das ações de permanência desenvolvidas na/pela Universidade Federal do Piauí
Leyllane Dharc Carvalho dos Santos Dias
O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: a experiência do Centro Universitário Amparense (UNIFIA)
Alessandra Maria Aquino Canivezi
Parte II Temas e desafios do ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19
O trabalho docente nas universidades estaduais do Paraná na pandemia da Covid-19
Berenice Lurdes Borssoi
Música, ensino superior e pesquisa na pandemia
Cyntia Moya
Respostas institucionais para a desigualdade de gênero durante a pandemia da Covid-19: o caso da Universidade de São Paulo (USP)
Alinne Gomes Marques
Parte III Perspectiva Internacional
Educação superior face à pandemia: o caso da Universidade do Algarve
Jaqueline Antonello
Aprendizajes a partir de la experiencia de la educación em línea motivada por el confinamiento del Covid-19: hacia uma pedagogía emergente en educación superior
Liliana Lira López
Alejandro Uribe López
Ruth Catalina Perales Ponce
Alfonso Ascencio Rubio
Permanência e mobilidade estudantil na crise sanitária da Covid-19: uma análise das respostas institucionais no Brasil e na França
Helena Sampaio
Emmy Arts
Ludmila Fávero Romani Pioli
Sobre as autoras e os autores
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.