Ebook "Base Nacional Comum Curricular"

Código: QW7UAP659

Base Nacional Comum Curricular: um retrato abrangente da implementação da política nas redes educacionais e nas escolas públicas / Marcelo Baumann Burgos

Ao apresentar uma pesquisa em escala nacional com profissionais e estudantes das redes públicas de ensino do país, o livro pretende contribuir para um maior conhecimento a respeito das experiências de implementação da BNCC, e do que ela tem representado em termos de mudanças para a vida das redes de ensino e das escolas. O estudo dessas experiências valoriza o enorme, mas ainda disperso e pouco reconhecido, aprendizado coletivo suscitado pela Base, que precisa ser encarado como um ponto de partida incontornável para a sua revisão e aprimoramento.

Autores: Marcelo Baumann Burgos
ISBN: 978-85-8054-734-4
Páginas: 237
Publicação: 2025
Encadernação: Brochura

 

Sumário

Agradecimentos
Prefácio
Por que uma pesquisa sobre a BNCC?

Introdução: antecedentes da BNCC, a crítica acadêmica,
e a importância do foco na implementação da política

ANTECEDENTES DA BNCC

A CRÍTICA ACADÊMICA À BASE E A PESQUISA SOBRE A SUA IMPLEMENTAÇÃO

CAPÍTULO 1

A PARTICIPAÇÃO E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DAS REDES DE ENSINO E ESCOLAS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

1.1. SOBRE OS QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS PROFISSIONAIS
DE EDUCAÇÃO

1.2. A AMOSTRA DAS REDES E ESCOLAS CONTEMPLADAS PELA PESQUISA

1.3. RESULTADOS DA PESQUISA SOBRE A PARTICIPAÇÃO E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE A BNCC

1.3.1. Sobre a participação em diferentes atividades relacionadas à BNCC

1.3.2. Participação nas formações em educação infantil

1.4. SOBRE A PERCEPÇÃO A RESPEITO DOS EFEITOS DA BNCC NA GESTÃO EDUCACIONAL

1.5. CORRELAÇÃO ENTRE PARTICIPAÇÃO E PERCEPÇÃO

1.6. PERCEPÇÃO DOS EFEITOS DA BNCC SOBRE A CENTRALIDADE ASSUMIDA PELO CURRÍCULO E SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

1.7. NUVENS DE PALAVRAS SOBRE A PERCEPÇÃO A RESPEITO DOS EFEITOS DA BNCC

1.8. PRINCIPAIS CONCLUSÕES

CAPÍTULO 2

A MOBILIZAÇÃO EM TORNO DA CONSTRUÇÃO DOS REFERENCIAIS CURRICULARES ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ALINHADOS À BNCC

2.1. A CONSTRUÇÃO DOS CURRÍCULOS SEGUNDO OS GESTORES ESTADUAIS E MUNICIPAIS

2.2. INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS REFERENCIAIS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL

2.3. PARTICIPAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM FACE DA CONSTRUÇÃO DOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL

2.4. ANÁLISE DAS HABILIDADES DA BNCC NOS REFERENCIAIS CURRICULARES ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL_____________________________________________________ 88

2.5. PRINCIPAIS CONCLUSÕES

CAPÍTULO 3

EXPERIÊNCIAS DAS GESTÕES MUNICIPAIS E ESCOLARES NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC

3.1. EIXO 1: IMPACTO DA BNCC SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA REDE

3.1.1. Dimensão 1: regimes de colaboração

3.1.2. Dimensão 2: alinhamento entre redes e escolas em torno da gestão do currículo

3.1.3. Dimensão 3: integração entre as escolas de educação infantil e/ou ensino fundamental

3.2. EIXO 2: IMPACTO DA BNCC SOBRE A GESTÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO

3.2.1. Dimensão 4: formação de gestores e professores

3.2.2. Dimensão 5: avaliação externa

3.2.3. Dimensão 6: estratégias didáticas

3.2.4. Dimensão 7: projetos político-pedagógicos

3.3. PRINCIPAIS CONCLUSÕES

CAPÍTULO 4

A RECEPÇÃO DA BASE PELOS ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL

4.1. AMOSTRA E METODOLOGIA DA PESQUISA COM OS ESTUDANTES

4.2. SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES E SUA EXPOSIÇÃO A ATIVIDADES ALINHADAS À BNCC

4.2.1. A motivação e a percepção do clima escolar

4.2.2. Exposição dos estudantes a atividades escolares alinhadas à BNCC

4.3. PRINCIPAIS CONCLUSÕES

CAPÍTULO 5

A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO ENSINO MÉDIO: PROFISSIONAIS
E ESTUDANTES

5.1. SOBRE A ABORDAGEM METODOLÓGICA

5.2. PESQUISA COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: GESTORES DAS REDES E DAS ESCOLAS, COORDENADORES PEDAGÓGICOS
E PROFESSORES

5.2.1. Participação dos profissionais em atividades voltadas ao processo de implementação da BNCC

5.2.2. Percepção dos profissionais sobre as atividades de implementação da BNCC

5.3. PESQUISA COM OS ESTUDANTES

5.3.1. A motivação dos estudantes e o grau de informação sobre o Novo Ensino Médio

5.3.2. Participação dos estudantes em atividades escolares alinhadas à BNCC

5.3.3. Exposição a atividades escolares que estimulam a autonomia intelectual, socioemocional e a competência digital

5.4. PRINCIPAIS CONCLUSÕES

Considerações finais

Referências Bibliográficas

Apêndice

Nota metodológica sobre a aplicação do conjunto de ferramentas do PLN

 

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