Autores: Walter Neves
ISBN: 978-85-8054-769-6
Páginas: 168
Publicação: 2025
Encadernação: Brochura
Sinopse
Estudar o passado humano (e, muitas vezes, sociedades atuais não completamente inseridas em economia de mercado, para auxiliar a compreendê-lo) é um privilégio para poucos.
Este livro talvez seja a maior prova disso, sobretudo porque o Walter Neves trafegou por várias áreas da antropologia: indo desde a paleoantropologia à antropologia ecológica de populações tradicionais atuais.
A ideia central do livro é apresentar o humano, majoritariamente sob uma óptica evolucionista, utilizando para tanto os diversos projetos de pesquisa que o autor desenvolveu ao longo de seus 45 anos de carreira acadêmica.
Walter Neves é um dos poucos especialistas brasileiros que singrou quase todas as áreas da antropologia, exceto a linguística, lhe proporcionando um olhar privilegiado sobre o ser humano. Como frutos dessa longeva pesquisa, o autor produziu livros acadêmicos, artigos em revistas científicas, livros de divulgação científica, artigos de popularização de ciência e exposições museográficas.
Esta autobiografia trás detalhes da carreira científica de Walter Neves, e vem fazer companhia para a obra “Enquanto houver arco-íris”, sua autobiografia de caráter pessoal publicada pela mesma editora em 2025.
Sumário
Apresentação
Herton Escobar
Prefácio
Capítulo 1 – Como sobreviver às instituições brasileiras
Capítulo 2 – Pesquisa é cara, não tem jeito
Capítulo 3 – Aprendendo na marra
Capítulo 4 – Pra quê acumular tanta concha?
Capítulo 5 – Encarando a selva Amazônica
Capítulo 6 – A guerra do fim do mundo
Capítulo 7 – Sob o céu de Atacama
Capítulo 8 – A vida anfíbia dos caboclos do Marajó
Capítulo 9 – Quem era o Povo de Luzia?
Capítulo 10 – O projeto “Origens”
Capítulo 11 – Foram parar justamente nos pés do Cáucaso!
Capítulo 12 – Areia e lixo no deserto da Jordânia
Capítulo 13 – À sombra dos Montes Cárpatos
Pósfacio
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.