Autoria: Cynthia Greive Veiga e Marcus AurelioTaborda de Oliveira (Org)
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 9788580544275
Páginas: 298
Publicação: 2019 1º Edição
Encadernação: Brochura
Sinopse
Os textos aqui reunidos falam dos percursos de pesquisa dos autores no âmbito do grupo ou dos subgrupos de pesquisa do GEPHE. Entre eles, notam-se intersecções de diferente gênero; os capítulos mantêm entre si diálogos tácitos, porque se complementam ou porque se reforçam.
Como eu já supunha, os autores cultivam a originalidade ao modo de novas questões, novos aportes conceituais ou ainda novas fontes. Em todos os capítulos estão claros os seus intentos de olhar em uma direção pouco ou nada antevista, ou focalizar de um ângulo pouco ou nada considerado. Numa chave abrangente, eles me parecem herdeiros de uma ampla e diversificada historiografia cultural interessada nos de baixo, nos excluídos, nos silenciados, nos desqualificados, no sentido social e epistemológico dos termos. Alguns apontam para uma modalidade específica de leitura cuja posição epistemológica adotada conduz a deslocamentos de escala na direção do pequeno, do residual, do detalhe.
Mirian Jorge Warde
Sumário
Prefácio
Mirian Jorge Warde
Apresentação
Cynthia Greive Veiga e Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Capítulo 1
Pesquisa sobre educação no Antigo Regime luso-americano: percursos metodológicos
Thäís Nívia de Lima e Fonseca
Capítulo 2
Escola pública, processo civilizador, modernidade eurocêntrica e exclusão sociorracial: diálogos com Anibal Quijano e Norbert Elias
Cynthia Greive Veiga
Capítulo 3
Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na História da Educação: algumas indicações teórico-metodológicas
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Capítulo 4
Itinerários de saberes: compreendendo a circulação do conhecimento sobre ginástica
Andrea Moreno e Anderson da Cunha Baia
Capítulo 5
Adolescência/juventude como categoria de análise nas pesquisas em história da educação: contribuições teórico-metodológicas
Mônica Yumi Jinzenji e Eliezer Raimundo de Sousa Costa
Capítulo 6
Análise de impressos e seus leitores: uma proposta teórica e metodológica para pesquisas em história da educação
Ana Maria de Oliveira Galvão e Juliana Ferreira de Melo
Capítulo 7
O Brasil para hispânico ler: percursos de uma investigação sobre as relações México-Brasil (1930-1960)
Luciano Mendes de Faria Filho
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.