Autoria: Inês Gouveia ; Andrea Mendes ; Nielson Bezerra ; Marlúcia Santos de Souza (orgs.)
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 9788580544565
Páginas: 308
Publicação: 2021 1ª Edição
Encadernação: Brochura
Sinopse
Foi nesse passo que eu saí da minha aldeia... E assim, de Angola trouxe o dendê e entrou na mata, pegou a folha, cantou e se encantou no ngunzo do inquice africano, que juntou com o caboclo que é brasileiro. Porque: “meu pai é brasileiro, minha mãe é brasileira, o que eu sou, eu sou brasileiro”. Sim “brasileiro imperador”. Joãozinho da Goméia misturou Matamba, Mutalambô e caboclo Pedra Preta ao Barravento e ao Samba de Caboclo. Ele viveu a única maneira de ser afro-brasileiro, que quer dizer plural, diverso, dono do seu corpo. E isso ele soube mostrar no candomblé com a muzenza, com a roupa sagrada, com a menga no peji; e com esta mesma sacralidade e liberdade viveu o samba, o carnaval, pois nada é mais sagrado do que a afirmação do desejo, da sexualidade, e de ser “Tata-inquice”. A fala aberta e ampla de Joãozinho trouxe novos sentidos para o que é santo, porque são muitos e diferentes santos. E esta busca pelo santo que é inquice misturado com santo da Igreja, expõe-se no mesmo entendimento de que Matamba é Santa Bárbara, que santo é caboclo que está na natureza, no bicho, na mata, na água. O caboclo é um santo ecológico. Sem dúvida, Joãozinho manteve as memórias que identificam a civilização Bantu nas suas tradições do candomblé Angola. Ele recuperou as memórias do modelo do candomblé de caboclo baiano. Ele trouxe do samba urbano carioca outras memórias que se uniram às demais memórias, todas experimentadas neste sentido de beleza afro, estética que marca as memórias construídas e transmitidas por ele no candomblé e na festa pública do carnaval. Joãozinho mostrou que o sagrado é carnal, é vida, é sangue, e que o divino é humano. E com este meu relato, homenagem a Joãozinho da Goméia, louvo todos os sagrados, todos os desejos, todas as linguagens do corpo que manifestam ludicidade, fé e alteridade.
Sumário
Joãosinho da Goméa: um criador de brasis
Inês Gouveia, Andrea Mendes, Nielson Bezerra, Marlúcia Santos de Souza (Org.)
PARTE 1 – MEMÓRIA E REPRESENTATIVIDADE
Capítulo 1 - João da Goméia – pedrinha miudinha, lajeiro tão grande nos estudos brasileiros
Inês Gouveia e Izi Ferro
Capítulo 2 - O narrador João da Goméia/Tata Londirá: azuelando e encantando para além das narrativas coloniais
Jackeline Rodrigues Mendes e Marta Ferreira
Capítulo 3 - “Na mata tem morador”: da presença e saber Caboclo no Brasil encantado de Joãozinho da Goméia
Luiz Rufino
Capítulo 4 - João da Goméia: Enfrentamentos contra-hegemônicos e midiartivistas do Rei do Candomblé
Ricardo Oliveira de Freitas
Capítulo 5 - Guerra no Candomblé: Os bastidores da disputa por poder entre os filhos de santo de Joãozinho da Goméia (1971-1972)
Andréa Nascimento
Capítulo 6 - Rumberas, travestis e a Goméia: Desafi
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