Autor: Betânia Parizzi
ISBN: 978-65-89011-25-5
Páginas: 122
Publicação: 2024
Encadernação: Brochura
Os assuntos aqui abordados foram pensados de modo a serem desenvolvidos por qualquer professor que atue no Ensino Médio, mesmo por aqueles que não tenham formação musical específica. (...)
Podemos afirmar que esse livro é para vocês, professores, que se interessam pela Música e a compreendem como uma forma de conhecimento. Seguindo as orientações aqui apresentadas, vocês certamente poderão oferecer a seus alunos momentos de alegria, de reflexão, de conhecimento, de pensamento crítico, de engajamento, de empatia, de solidariedade e de criatividade... Momentos mediados pela Música.
A ideia deste livro é apresentar uma revisão dos conteúdos previstos para o ensino da Música na BNCC para o Ensino Fundamental e, ao mesmo tempo, avançar com questões mais complexas, considerando as competências e habilidades previstas para o Ensino Médio no documento.
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO I
A Música em nossas vidas
Quem canta seus males espanta e... muito mais
A música como forma de expressão
As experiências musicais
CAPÍTULO II
O ensino da música e a BNCC
A música e a BNCC na educação básica
A música e a BNCC no ensino médio
As competências específicas das linguagens e suas tecnologias: como adequá-las ao ensino da música
Música e tecnologia na bncc
Projetos de vida – nós, nossos alunos e a música
As relações dos jovens com a música e suas implicações no ensino musical
CAPÍTULO III
A música em sala de aula... e fora dela
“Pescando” a música com a rede
Apresentando o modelo de rede
Conceitos estruturados e conceitos estruturantes
Tecendo a rede com os alunos
Os projetos
Fase germinal – as músicas dos nomes e os nomes das músicas
Fase florescência 1- poesia: a música da palavra
Fase florescência 2: as palavras das músicas
Projeto 2 – Música Brasileira
Fase germinal: ouvindo e tocando Cazuza
Fase florescência: romaria
Projeto 3 – música e meio ambiente
Fase germinal: paisagem sonora
Fase florescência: músicas de nossa cultura: nossas paisagens sonoras
Projeto 4 - música e outras artes
Fase germinal - o bolero de ravel: música e pintura
Fase florescência - poesia inspirando a música
FINALIZANDO ESTE LIVRO...
Como avaliar os alunos?
Mas como avaliar os alunos participantes desse processo?
Bibliografia Comentada
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.