Autoria: Rogério Cordeiro ; Luis Alberto Alves ; Alysson Siffert (orgs.)
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 978-8580544138
Páginas: 282
Publicação: 2020 1º Edição
Encadernação: Brochura
Sinopse
Dizer que o “realismo” possui “dimensões”, como faz o título deste livro, indica que não se trata de um conceito unilateral, de definição unívoca e sem nuances. O entendimento mais comum, que domina os manuais escolares e agrada ao mainstream acadêmico, é talvez a versão mais equivocada. Por um lado, apegam-se à ideia de realismo como escola de época, um estilo datado, que expressa certa visão de mundo (cientificista, patriarcal e estamental) já transformada, sem valor para o mundo contemporâneo; por outro, rebaixam a forma realista a um conjunto de preceitos rígidos e mecânicos de representação. Assim, o conceito de realismo seria inapropriadamente confundido com preceitos de apreensão imediata da realidade, o que é falso e passa por uma exacerbada simplificação.
Os artigos reunidos nos dois volumes deste livro são resultados de conferências realizadas em dois simpósios dedicados ao tema na Universidade Federal de Minas Gerais: “Quem tem medo do Realismo?” (2014) e “Realidade e Realismo” (2017), esse último como parte do projeto Contradição: Programa de Formação do Pensamento Crítico. Esses simpósios se inserem na rotina de trabalho do Grupo de Pesquisa Formação, em atividade desde 2001, reunindo pesquisadores de diversas instituições do país.
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.