O circuito das artes populares no Brasil: o caso do povoado Ilha do Ferro (AL)

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Autor: Artur André Lins
ISBN: 978-85-8054-617-0
Páginas: 366
Publicação: 2023
Encadernação: Brochura


Sinopse

As artes plásticas populares constituem um fenômeno do mundo contemporâneo, compondo o patrimônio cultural brasileiro. Elas habitam uma região fronteiriça: entre a arte e o artesanato; entre o moderno e o tradicional. Por isso, as artes populares não se deixam definir por uma afirmação unívoca. Elas constituem um conjunto relacional de acontecimentos sócio-históricos. As obras dos artistas-artesãos resultam de relações dialógicas concretas, que abrangem a criatividade dos produtores, a mediação dos intermediários e as expectativas dos colecionadores. Este livro busca demonstrar, através do caso paradigmático do povoado ribeirinho e sertanejo Ilha do Ferro (Alagoas), que as artes populares se realizam mediante um circuito social que faz a ligação entre a produção, a circulação e o consumo.

Sumário

Agradecimentos

Introdução

Estrutura do texto

Problemática e delimitação do objeto de estudo

Notas metodológicas e formas de análise

Sobre as entrevistas

Entrevistas

SEÇÃO I - O CIRCUITO DAS ARTES POPULARES

Capítulo I 

Arte, artesanato e indústria: uma tríade de significados

1. A gênese de uma diferença: arte, artesanato e indústria

1.1 - Artesanato e indústria

1.2 - Artesanato e arte

Capítulo II 

Arte popular e artesanato tradicional: a formação de um circuito artístico

1. Pensando um gênero artístico no sistema de arte-cultura ocidental 

2. Assimilação das artes plásticas populares ao sistema de arte-cultura ocidental

2.1 - A sensibilidade romântica

2.2 - O olhar modernista

3. O circuito das artes plásticas populares no Brasil

3.1 - Fontes históricas das artes populares

3.2 - Transformações nas artes populares

Capítulo III 

Artesanato e mercado: características de um segmento econômico

1. Assimilação das artes plásticas populares ao sistema de mercado

1.1 - Autenticidade e imaterialidade

1.2 - Enriquecimento e diversidade cultural

2. O segmento econômico-profissional do artesanato brasileiro

SEÇÃO II - ILHA DO FERRO E JASSON GONÇALVES

Capítulo IV

Ilha do Ferro, um povoado no Baixo São Francisco

1. Apresentando um território: o lugar e os seus sentidos

1.1 - O Baixo São Francisco

1.2 - O povoado Ilha do Ferro

2. A gênese de um povoado artístico: os artistas e os seus encontros

2.1 - Fernando encontra Cármen, Celso e Gustavo

2.2 - Cármen Dantas – uma museóloga

2.3 - Celso Brandão – um fotógrafo

2.4 - Fernando Rodrigues dos Santos (1928-2009)um artista

Capítulo V 

Escultores e esculturas: adentrando um circuito artístico

1. Um povoado e os seus artistas – panorama geral

2. A difusão de um povoado artístico: adentrando o circuito

2.1 - A Cooperativa Art-Ilha e o Bordado Boa-Noite

2.2 - A primeira clientela

2.3 - A Galeria Karandash

2.4 - O Museu da Ilha do Ferro

Capítulo VI

Jasson Gonçalves, um caso particular

1. Devir-artista: um encontro dos possíveis

2. Giro de circulação: uma reputação em movimento

3. Efeitos de consagração: uma trajetória no campo

1) Efeitos no núcleo doméstico:

2) Efeitos na produção e na demanda:

3) Efeitos na valorização das peças:

Capítulo VII

Ilha do Ferro como uma localidade em circulação

1. O universo do design e da decoração de interiores

2. O universo dos museus e das exposições

2.1 - À Nordeste (SESC 24 de Maio - São Paulo)

2.2 - Que Mestre É Esse? (CRAB - Rio de Janeiro)

2.3 - Fernando Rodrigues - Ilha do Ferro

                           (Galeria Estação - São Paulo)

Considerações finais

Referências de pesquisa

Artigos e Matérias de Jornal

Catálogos e Materiais de Exposição

 

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