Autor: Artur André Lins
ISBN: 978-85-8054-617-0
Páginas: 366
Publicação: 2023
Encadernação: Brochura
Sinopse
As artes plásticas populares constituem um fenômeno do mundo contemporâneo, compondo o patrimônio cultural brasileiro. Elas habitam uma região fronteiriça: entre a arte e o artesanato; entre o moderno e o tradicional. Por isso, as artes populares não se deixam definir por uma afirmação unívoca. Elas constituem um conjunto relacional de acontecimentos sócio-históricos. As obras dos artistas-artesãos resultam de relações dialógicas concretas, que abrangem a criatividade dos produtores, a mediação dos intermediários e as expectativas dos colecionadores. Este livro busca demonstrar, através do caso paradigmático do povoado ribeirinho e sertanejo Ilha do Ferro (Alagoas), que as artes populares se realizam mediante um circuito social que faz a ligação entre a produção, a circulação e o consumo.
Sumário
Agradecimentos
Introdução
Estrutura do texto
Problemática e delimitação do objeto de estudo
Notas metodológicas e formas de análise
Sobre as entrevistas
Entrevistas
SEÇÃO I - O CIRCUITO DAS ARTES POPULARES
Capítulo I
Arte, artesanato e indústria: uma tríade de significados
1. A gênese de uma diferença: arte, artesanato e indústria
1.1 - Artesanato e indústria
1.2 - Artesanato e arte
Capítulo II
Arte popular e artesanato tradicional: a formação de um circuito artístico
1. Pensando um gênero artístico no sistema de arte-cultura ocidental
2. Assimilação das artes plásticas populares ao sistema de arte-cultura ocidental
2.1 - A sensibilidade romântica
2.2 - O olhar modernista
3. O circuito das artes plásticas populares no Brasil
3.1 - Fontes históricas das artes populares
3.2 - Transformações nas artes populares
Capítulo III
Artesanato e mercado: características de um segmento econômico
1. Assimilação das artes plásticas populares ao sistema de mercado
1.1 - Autenticidade e imaterialidade
1.2 - Enriquecimento e diversidade cultural
2. O segmento econômico-profissional do artesanato brasileiro
SEÇÃO II - ILHA DO FERRO E JASSON GONÇALVES
Capítulo IV
Ilha do Ferro, um povoado no Baixo São Francisco
1. Apresentando um território: o lugar e os seus sentidos
1.1 - O Baixo São Francisco
1.2 - O povoado Ilha do Ferro
2. A gênese de um povoado artístico: os artistas e os seus encontros
2.1 - Fernando encontra Cármen, Celso e Gustavo
2.2 - Cármen Dantas – uma museóloga
2.3 - Celso Brandão – um fotógrafo
2.4 - Fernando Rodrigues dos Santos (1928-2009) – um artista
Capítulo V
Escultores e esculturas: adentrando um circuito artístico
1. Um povoado e os seus artistas – panorama geral
2. A difusão de um povoado artístico: adentrando o circuito
2.1 - A Cooperativa Art-Ilha e o Bordado Boa-Noite
2.2 - A primeira clientela
2.3 - A Galeria Karandash
2.4 - O Museu da Ilha do Ferro
Capítulo VI
Jasson Gonçalves, um caso particular
1. Devir-artista: um encontro dos possíveis
2. Giro de circulação: uma reputação em movimento
3. Efeitos de consagração: uma trajetória no campo
1) Efeitos no núcleo doméstico:
2) Efeitos na produção e na demanda:
3) Efeitos na valorização das peças:
Capítulo VII
Ilha do Ferro como uma localidade em circulação
1. O universo do design e da decoração de interiores
2. O universo dos museus e das exposições
2.1 - À Nordeste (SESC 24 de Maio - São Paulo)
2.2 - Que Mestre É Esse? (CRAB - Rio de Janeiro)
2.3 - Fernando Rodrigues - Ilha do Ferro
(Galeria Estação - São Paulo)
Considerações finais
Referências de pesquisa
Artigos e Matérias de Jornal
Catálogos e Materiais de Exposição
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