Sinopse
São temas de fundo desse instigante livro os princípios políticos subjacentes à expressão das diferenças, em todas as suas esferas. Ainda que centrado no universo lusófono, busca problematizar a eficácia, ou não, dos artifícios de codificação intrínsecos à própria relação de continuidade que, paulatinamente, se instaura entre as diversas sociedades e culturas europeias, em um mundo em acelerada expansão. [...] Livro afeito aos temas do que se costuma denominar História Moderna, de maneira inovadora, alinha-se à mais nova produção historiográfica brasileira e internacional, sem perder de vista sua própria originalidade.
Júnia Ferreira Furtado
Universidade Federal de Minas Gerais
[...] O Pasto dos Brutos avança na compreensão do renascimento português e do papel nela desempenhado pela incrível aventura portuguesa. Indica o que teve de particular e ambíguo mas também o quanto deveu ao movimento geral da cultura europeia da época. Equipara João de Barros, uma das expressões máximas da cultura portuguesa quinhentista, a outros expoentes coevos, mostrando que foi um típico homem de letras, sua trajetória tornando-se possível pelo apadrinhamento monárquico que, em troca, ele celebrou em escritos variados[...]. Ao longo desse percurso, Rubens Panegassi enfrenta, renovando-as, questões recorrentes da historiografia portuguesa. Esclarece, por fim, aspectos importantes do papel desempenhado pelo Brasil no imaginário da expansão lusitana: importante alimento da reflexão e, ao mesmo tempo, pasto de brutos.
Laura de Mello e Souza
Universidade Paris Sorbonne
Recomende o livro para seus amigos!
Sumário
Prefácio
Introdução
1 Dos preceitos e da perfeição de João de Barros
- A Vida de Manuel Severim de Faria
- João de Barros cresce
- Da efetiva dignidade de João de Barros
2 João de Barros, sua obra, a especificidade do humanismo português e as ambiguidades do reinado de Dom João III
- Da prova do estilo ao diálogo moral
- O humanismo português e as linhas de força do reinado de Dom João III
- O polemista ausente
3 Dos artifícios das Décadas
- A fala e a letra
- Da escritura à memória
- História e “horizonte histórico” nas Décadas de João de Barros
4 Ciência moral e barbarismo
- Antigos e modernos
- Brutos e políticos
Conclusão
Bibliografia
Referências bibliográficas
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.