Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior: Novos modos de regulação e tendência em construção

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Organizadoras: Maria Rosimary S. Santos, Savana Diniz G. Melo e José Ângelo Gariglio
ISBN:
9786599013942
Páginas: 246
Publicação: 2020
Encadernação: Brochura

Prefácio    

Obra coletiva, fruto do XXVI Seminário Nacional da Rede Universitas/ Br, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, em 2018, apresenta o resultado do trabalho conjunto desenvolvido pelos pesquisadores que interagem nos eixos temáticos do projeto institucional da Rede. São 8 textos, acrescidos da conferência “Ler a crise, ler a mercantilização da educação”, proferida pelo então reitor da UFRJ, Roberto Leher. O livro permite compreender o processo em curso das rápidas transformações verificadas

na educação superior pública brasileira, em especial, o seu desmonte, em

distintas dimensões.

2013 é entendido como um divisor de águas nas mudanças operadas na economia, “advindas do agravamento das expressões da crise e da crise política expressa pelas Jornadas de Junho”. Se agregarmos o golpe de 2016 temos o cardápio completo de um período histórico em que o direito à educação pública, gratuita e de qualidade, caminha a passos largos para o seu ocaso. É no sentido de elucidar tal situação que tais estudos vão compreender a análise das políticas privatistas e de comodificação da educação; as idas e vindas no processo democrático e na autonomia das instituições

públicas; as mudanças críticas no financiamento da educação e da ciência, tecnologia & inovação; as formas de precarização do trabalho docente; a desestruturação das políticas voltadas à formação dos jovens no campo; o ensino a distância se ampliando cada vez mais, tornando-se mercantilizado e integrando-se ao mestrado profissional e a um processo de internacionalização que pouco ou quase nada atenta à formação cidadã e do cidadão; a relevante contribuição das Instituições Federais de Educação, Ciência e

Tecnologia, sua capilarização por todo o território nacional e os desafios a serem enfrentados.   

Os capítulos da coletânea, de autoria de 21 pesquisadores de várias universidades brasileiras, radiografam, discutem e apontam caminhos para superar os impasses que envolvem a educação superior do país. Todos se posicionam e fazem valer seus respectivos pontos de vista, distanciando-se significativamente da máxima de Michel de Montaigne: “não podendo fazer o que queriam, fingiam querer o que podiam”. Ao contrário, como Shakespeare, têm consciência que “tão sombrio céu não clareia sem tempestade” - e aí estão, preparados para o embate com suas armas: o pensamento crítico.

 

Afrânio Catani, professor aposentado na USP e professor visitante na UFF

Sumário

Prefácio........................................................................................................ 7

Apresentação...............................................................................................9

1 Educação superior num contexto de crise: novos modos de regulação e tendências em construção...........23

Deise Mancebo

João dos Reis Silva Júnior

2 Ler a crise, ler a mercantilização da educação .................................... 43

Roberto Leher

3 Financiamento das Universidades Estaduais no Brasil: o caso da Universidade do Estado do Pará .......67

Giselle dos Santos Ribeiro

Emerson Duarte Monte

Vera Lúcia Jacob Chaves

4 Políticas Públicas na Educação Superior: Processos de regulação e tendências de diversificação e diferenciação de formatos acadêmicos ............95

Arlete Maria Monte de Camargo

Olgaíses Cabral Maués

Stella Cecília Duarte Segenreich

5 O trabalho na educação superior frente aos contextos de precarização e precariedade........ 127

Carla Vaz dos Santos Ribeiro

Denise Bessa Leda

6 Políticas de CT&I, pesquisa, pós-graduação e desigualdades interestaduais.................. 153

Luciana Rodrigues Ferreira

Diana Cruz Rodrigues

Mário Vasconcellos Sobrinho

7 Os cursos de licenciatura em educação do campo e as estratégias de luta e resistência ao desmonte da educação pública brasileira: a experiência do Pará........................................................................................................179

Mônica Castagna Molina

Salomão Antônio Mufarrej Hage

8 O papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na divisão do trabalho da educação superior no Brasil .....207

José dos Santos Souza

Celia Regina Otranto

 

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