Autoria: Antonio Augusto Pereira Prates; Ana Cristina Murta Colares
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 9788580542264
Páginas: 184
Publicação: 2014 1º Edição
Encadernação: Brochura
Sinopse
“Não seria insensato afirmar que como tendência, o debate sobre ensino superior realizado na sociedade brasileira por diferentes atores que atuam em seu interior é significativamente auto-centrado no país e pouco atento às profundas transformações que estão ocorrendo neste nível de ensino em vários cantos do mundo. O presente livro representa uma importante contribuição intelectual para o debate e para a produção de novos trabalhos acadêmicos sobre o ensino superior no país ao distanciar-se de um nacionalismo metodológico que na perspectiva de Ulrich Beck vem predominando ao longo da história da sociologia, que a conduz a confinar a análise de distintos objetos nos limites do estado-nação. (...) Esta visão, vem orientando, em larga medida, as reflexões e análises de diferentes atores da sociedade brasileira interessados em compreender e agir neste nível de ensino. Afastando-se desta postura metodológica, os autores adotam ao longo do livro uma ampla perspectiva histórica ao abordar o processo de institucionalização do ensino superior nos contextos europeu e norte-americano.”
Sumário
Prefácio
Introdução
Primeira Parte
A organização: dilemas institucionais e políticos
Capítulo 1
Universidade e ciência: do iluminismo ao século xix
Capítulo 2
O ensino superior no século XX: padrões de expansão
Capítulo 3
Ensino Superior: a questão da democratização
e da desigualdade estrutural
Capítulo 4
O ensino superior no brasil e sua trajetória institucional: do modelo napoleônico do início do sec. xx ao modelo americano dos anos cinquenta
Segunda Parte
A desigualdade: questões de acesso e diferenciação
Capítulo 5
A expansão do ensino superior no Brasil entre 1982 e 2006: efeitos sociodemográficos
Capítulo 6
O acesso ao ensino superior no Brasil: a influência das origens familiares
Capítulo 7
Diferenciação horizontal na educação superior no Brasil: diferenças sociodemográficas entre o ensino público e o privado
Referências bibliográfica
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