Organizadores: Cynthia Greive Veiga e Maysa Gomes
ISBN: 978-85-8054-603-3
Páginas: 520
Publicação: 2023
Encadernação: Brochura
Prefácio
As narrativas dessa coletânea revelam que não houve uma história única da escolarização-educação-humanização, houve tantas histórias da diversidade de grupos étnicos raciais, de gênero, de classe, tão polarizados em nossa história na diversidade de culturas e das identidades humanas [...] A riqueza destas análises está em deixar exposta a urgência de combater todo reducionismo empobrecedor do narrar uma história única europeia e também nossa. A urgência de explicitar que a pluralidade de histórias da pluralidade de sujeitos de nossa história, tornam o campo de nossa educação-escolarização, um campo de histórias tensas, até em conflito. Conflitos sociais, políticos, culturais. Pedagógicos que exigem ser reconhecidos, pesquisados, confrontados, revelando que o campo de uma educação-escolarização sempre foi um campo politizado, conflitivo.
Miguel Arroyo
Sumário
Apresentação............................................................................................................................................ 9
Cynthia Greive Veiga e Maysa Gomes
Formação para crianças e jovens desvalidos na Marinha brasileira……………..………………………..23
Solyane Silveira Lima
“Úteis a si mesmos e à pátria”: aspectos do ensino profissional em Minas Gerais no final do século XIX.... 45
Felipe Osvaldo Guimarães
Cidadania política como problema de governo: o voto do analfabeto....................................................... 67
Eliana de Oliveira
Precariedade na escolarização da infância em Minas Gerais (fins do século XIX e início do século XX)........ 95
Celia Siqueira Xavier Nascimento
O financiamento da educação pública primária em Minas Gerais: uma análise sobre a regionalização das escolas promovida pela política oligárquica cafeeira (1890-1920)....................................................................... 117
Alisson José da Silva Esteves Pereira
Duas histórias do positivismo em Minas Gerais: entre o “educar socialmente”, o “intervir oportunamente nos negócios públicos” e o “organizar o ensino” (1880-1911)...................................................................................... 157
Maysa Gomes
A educação de pobres e trabalhadores em Belo Horizonte, Minas Gerais (Brasil, 1897-1930) …………………………………………………………………………………………………………………………………….197
Renata Garcia Campos Duarte
Assistência social e educação escolar: genealogia de uma política pública ............................................. 225
Maria Zélia Maia de Souza
A formação do aparato estatal para menores em São Paulo: do Instituto Disciplinar do Tatuapé ao Departamento de Assistência Social (1903-1935)............................................................................................................... 249
Sérgio C. Fonseca
Preservação da infância desvalida em Minas Gerais pelo meio rural:
a implantação da Escola Padre Sacramento (1929-1933)........................................................................ 281
Adélia Carolina Bassi
Apontamentos sobre a discriminação racial na educação brasileira: os “desvalidos da sorte” e o código de menores de 1927................................................................................................................................................. 305
Fernanda Daniele de Abreu Pereira
Educação Moral Liberal, Epistemicídio e Desigualdade na Oferta de Educação Escolar na Primeira República brasileira............................................................................................................................................................. 337
João Victor Jesus Oliveira Nogueira
“Para aformosear-lhe os costumes, embelezar os lares e circundar-se de objetos de bom gosto”: a educação estética no debate pedagógico brasileiro da década de 1920............................................................................... 361
Nádia Bueno Rezende
A educação de “menores” em Poços de Caldas e o acervo do Memorial Padre Carlos da Escola Profissional Dom Bosco (1940-1960)........................................................................................................................................... 387
Jardel Costa Pereira
Normalistas não brancas no Instituto de Educação de Minas Gerais (1963-1979).................................... 415
Glaucia Romualdo dos Santos
Trajetórias entrecruzadas: o acesso ao ensino superior como possibilidade de desenvolvimento social em Moçambique ........................................................................................................................................ 445
Ivangilda Bispo dos Santos
“Educação democrática somente numa sociedade democrática” – Pensamento e atuação de Paschoal Lemme em favor da educação dos trabalhadores..................................................................................................... 477
Cristiane Fernanda Xavier
Posfácio
Superar uma história única. Reafirmar outra história de outra educação? ............................................. 499
Miguel Arroyo
Sobre os autores.................................................................................................................................... 517
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.