HISTÓRIA DAS DESIGUALDADES ESCOLARES: problematizando a divisão sociorracial da educação no Brasil e em Moçambique (séculos XIX - XX)

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Organizadores: Cynthia Greive Veiga e Maysa Gomes  
ISBN:
978-85-8054-603-3
Páginas: 520
Publicação: 2023
Encadernação: Brochura

 

Prefácio    

As narrativas dessa coletânea revelam que não houve uma história única da escolarização-educação-humanização, houve tantas histórias da diversidade de grupos étnicos raciais, de gênero, de classe, tão polarizados em nossa história na diversidade de culturas e das identidades humanas [...] A riqueza destas análises está em deixar exposta a urgência de combater todo reducionismo empobrecedor do narrar uma história única europeia e também nossa. A urgência de explicitar que a pluralidade de histórias da pluralidade de sujeitos de nossa história, tornam o campo de nossa educação-escolarização, um campo de histórias tensas, até em conflito. Conflitos sociais, políticos, culturais. Pedagógicos que exigem ser reconhecidos, pesquisados, confrontados, revelando que o campo de uma educação-escolarização sempre foi um campo politizado, conflitivo.

Miguel Arroyo

 

Sumário

Apresentação............................................................................................................................................ 9

Cynthia Greive Veiga e Maysa Gomes

Formação para crianças e jovens desvalidos na Marinha brasileira……………..………………………..23

Solyane Silveira Lima

Úteis a si mesmos e à pátria”: aspectos do ensino profissional em Minas Gerais no final do século XIX.... 45

Felipe Osvaldo Guimarães

Cidadania política como problema de governo: o voto do analfabeto....................................................... 67

Eliana de Oliveira

Precariedade na escolarização da infância em Minas Gerais (fins do século XIX e início do século XX)........ 95

Celia Siqueira Xavier Nascimento

O financiamento da educação pública primária em Minas Gerais: uma análise sobre a regionalização das escolas promovida pela política oligárquica cafeeira (1890-1920)....................................................................... 117

Alisson José da Silva Esteves Pereira

Duas histórias do positivismo em Minas Gerais: entre o “educar socialmente”, o “intervir oportunamente nos negócios públicos” e o “organizar o ensino(1880-1911)...................................................................................... 157

Maysa Gomes

A educação de pobres e trabalhadores em Belo Horizonte, Minas Gerais (Brasil, 1897-1930) …………………………………………………………………………………………………………………………………….197

Renata Garcia Campos Duarte

Assistência social e educação escolar: genealogia de uma política pública ............................................. 225

Maria Zélia Maia de Souza

A formação do aparato estatal para menores em São Paulo: do Instituto Disciplinar do Tatuapé ao Departamento de Assistência Social (1903-1935)............................................................................................................... 249

Sérgio C. Fonseca

Preservação da infância desvalida em Minas Gerais pelo meio rural:
a implantação da Escola Padre Sacramento (1929-1933)
........................................................................ 281

Adélia Carolina Bassi

Apontamentos sobre a discriminação racial na educação brasileira: os “desvalidos da sorte” e o código de menores de 1927................................................................................................................................................. 305

Fernanda Daniele de Abreu Pereira

Educação Moral Liberal, Epistemicídio e Desigualdade na Oferta de Educação Escolar na Primeira República brasileira............................................................................................................................................................. 337

João Victor Jesus Oliveira Nogueira

“Para aformosear-lhe os costumes, embelezar os lares e circundar-se de objetos de bom gosto”: a educação estética no debate pedagógico brasileiro da década de 1920............................................................................... 361

Nádia Bueno Rezende

A educação de “menores” em Poços de Caldas e o acervo do Memorial Padre Carlos da Escola Profissional Dom Bosco (1940-1960)........................................................................................................................................... 387

Jardel Costa Pereira

Normalistas não brancas no Instituto de Educação de Minas Gerais (1963-1979).................................... 415

Glaucia Romualdo dos Santos

Trajetórias entrecruzadas: o acesso ao ensino superior como possibilidade de desenvolvimento social em Moçambique ........................................................................................................................................ 445

Ivangilda Bispo dos Santos

“Educação democrática somente numa sociedade democrática” – Pensamento e atuação de Paschoal Lemme em favor da educação dos trabalhadores..................................................................................................... 477

Cristiane Fernanda Xavier

Posfácio

Superar uma história única. Reafirmar outra história de outra educação?  ............................................. 499

Miguel Arroyo

Sobre os autores.................................................................................................................................... 517

 

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