E-book "Arte Concreta e Vertentes Construtivas: teoria, crítica e história da Arte Técnica"

Código: ZZ9HLEY48 Marca:

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD GRATUITO DO LIVRO

Autoria: Luiz Antônio Cruz Souza ; Maria Amélia Bulhões ; Marília Andrés Ribeiro ; Yacy-Ara Froner (orgs.)
Editora: Fino Traço Editora
ISBN:  9786599013898
Páginas: 364
Publicação: 2021  1ª Edição
Formato digital (PDF)

Sinopse
 

A Associação Brasileira de Críticos de Arte, ABCA, seção brasileira da AICA, realizou nos dias 26 a 30 de junho de 2018 o Seminário Internacional Arte Concreta e Vertentes Construtivas: Teoria, Crítica e História da Arte Técnica, em parceria com o Laboratório da Ciência da Conservação da Escola de Belas Artes da UFMG, LACICOR. O evento se dispôs a discutir diversas possibilidades de abordagem da produção artística, focando na arte concreta, neoconcreta e diversas vertentes construtivas na América Latina, por considerar esta produção artística uma manifestação singular no contexto da arte moderna no século XX, que necessita um maior reconhecimento internacional. Partimos da convicção de que articular em um único evento a história, a crítica e a técnica permite a constituição de um olhar transdisciplinar, que enriquece e complexifica nossa abordagem. O Seminário, que contou com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais, da CAPES e da Getty Foundation reuniu pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, Argentina, Chile e EUA. Os coordenadores do evento foram: Dr. Luiz A. C. Souza, Dra. Yacy-Ara Froner e Dra. Alessandra Rosado pelo LACICOR e Dra. Maria Amelia Bulhões, Dra. Marília Andrés Ribeiro e Dra. Claudia Fazzolari pela ABCA. Contamos com a presença da Presidente da AICA Internacional, Dra. Lisbeth Rebollo, da Dra. Jeanne-Marie Teutonico, Diretora Associada para Programas, do Getty Conservation Institute - GCI, do Dr. Andrew Perchuk, Vice-Diretor do Getty Research Institute - GRI, do Dr. Chris McGlinchey 10 do MoMA, do Dr. Tom Learner do GCI, da Dra. Zanna Gilbert do GRI, Dra. Cory Rogge do Museum of Fine Arts de Houston, Dra. Aleca Le Blanc, da University of California Riverside, Dra. Ana Morales e do Dr. Fernando Marte, ambos da Universidad Nacional de San Martin, Argentina, além de importantes pesquisadores nacionais como Dra. Aracy Amaral, Dra. Anna Maria Belluzzo, Dr. Luiz Camilo Osório, Dra. Maria Lucia Kern, Dra. Marília Andrés Ribeiro, Dr. Tadeu Chiarelli, Dra. Icleia Cattani, Dra. Yacy-Ara Froner, Dr. Luiz Antônio Cruz Souza, entre outros. A palestra de abertura esteve a cargo da Dra. Mari Carmem Ramirez, curadora de arte latino-americana e diretora do Centro Internacional para as Artes das Américas, no Museu de Belas Artes de Houston. Os textos das palestras e comunicações estão disponíveis no site abca.art.br/httpdoc/ ebooks-abca/, sob a forma de e-book, publicado pela ABCA, editora registrada no sistema nacional de bibliotecas. Ao longo dos cinco dias de intenso e profícuo trabalho, foi possível confirmar nossa hipótese inicial sobre a importância destas interlocuções, uma vez que todos os participantes manifestaram o quanto o evento foi enriquecedor e altamente qualificado, exatamente por essa constituição mais complexa das abordagens, coerente com as condições contemporâneas do pensamento científico. A seção brasileira da AICA tem assumido importante papel no contexto acadêmico nacional, realizando eventos que debatem temáticas relevantes e que contam com a participação de nomes destacados na área de reflexão sobre artes visuais no País. Este foi um passo adiante nestas atividades, por sua abrangência internacional e pela pluralidade das abordagens desenvolvidas.

 

Sumário

 

1. Sobre o evento

Prefácio: O Papel da associação Brasileira de Críticos de Arte no Seminário Internacional Arte Concreta e Vertentes Construtivas

Prefácio: O Papel do LACICOR no Seminário Internacional Arte Concreta e Vertentes Construtivas e na produção de conhecimento

 

2. Artigos

The Agency of Artists at the Salão Prêto e Branco

Aleca Le Blanc

O continuum abstração-concreção no Brasil

Alice Heeren & Alessandra Rosado & Yacy-Ara Froner

Vertente construtiva: madeiras de Rodchenko, Torres-García y Amílcar de Castro

Ana Maria Belluzzo

La mirada del creador sobre los materiales artísticos de sus obras y la restauración de Arte Moderno y Contemporáneo

Ana Morales & Damasia Gallegos & Pino Monkes

Examining Industrial, Scientific, and Technological Influences on Concrete and Neo-Concrete Art

Chris McGlincheyi & Diana Hartmanii

Materiality Of The Concrete

Corina E. Rogge

Projeto Phoenix: restauração de uma pintura de Lygia Clark

Cláudio Valério Teixeira & Edson Motta Junior

Concrete Art in Brazil – the material of form: industrialism and the latin american avant-garde

Luiz Antônio Cruz Souza & Alessandra Rosado & Yacy-Ara Froner

Mario Pedrosa e o neoconcretismo

Luiz Camillo Osorio

The Relevance of Concreteness Today: An Abstract Art That is Not an Abstraction (bridges, hinges, and transnational crisscrossings)

Mari Carmen Ramírez

A experimentação como método: os materiais para suporte em pinturas de arte concreta e neoconcreta realizadas no Brasil nos anos 1950

Maria Alice Sanna

O Brasil já me deu regra e compasso: anotações sobre vertentes construtivas tardias no Brasil

Maria Angélica Melendi

Universalismo constructivo: modernidade, tradição e aspiração utópica

Maria Lúcia Bastos Kern

Arte construtiva no Museu de Arte da Pampulha

Marília Andrés Ribeiro

Coleções brasileiras de arte concreta: diversidade, formação e materialidade

Rita Lages Rodrigues

Concretismo e neoconcretismo no acervo do museu de arte moderna de

São Paulo: duas vertentes entre outras

Tadeu Chiarelli

Os «Construtores»: conceito, forma e materialidade

Yacy-Ara Froner

 

Sobre os autores

Pague com
  • Pix
  • proxy-paghiper-v1
Selos
  • Site Seguro

Fino Traço Editora - CNPJ: 07.028.685/0001-23 © Todos os direitos reservados. 2024