CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD GRATUITO DO LIVRO
Autoria: Luiz Antônio Cruz Souza ; Maria Amélia Bulhões ; Marília Andrés Ribeiro ; Yacy-Ara Froner (orgs.)
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 9786599013898
Páginas: 364
Publicação: 2021 1ª Edição
Formato digital (PDF)
Sinopse
A Associação Brasileira de Críticos de Arte, ABCA, seção brasileira da AICA, realizou nos dias 26 a 30 de junho de 2018 o Seminário Internacional Arte Concreta e Vertentes Construtivas: Teoria, Crítica e História da Arte Técnica, em parceria com o Laboratório da Ciência da Conservação da Escola de Belas Artes da UFMG, LACICOR. O evento se dispôs a discutir diversas possibilidades de abordagem da produção artística, focando na arte concreta, neoconcreta e diversas vertentes construtivas na América Latina, por considerar esta produção artística uma manifestação singular no contexto da arte moderna no século XX, que necessita um maior reconhecimento internacional. Partimos da convicção de que articular em um único evento a história, a crítica e a técnica permite a constituição de um olhar transdisciplinar, que enriquece e complexifica nossa abordagem. O Seminário, que contou com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais, da CAPES e da Getty Foundation reuniu pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, Argentina, Chile e EUA. Os coordenadores do evento foram: Dr. Luiz A. C. Souza, Dra. Yacy-Ara Froner e Dra. Alessandra Rosado pelo LACICOR e Dra. Maria Amelia Bulhões, Dra. Marília Andrés Ribeiro e Dra. Claudia Fazzolari pela ABCA. Contamos com a presença da Presidente da AICA Internacional, Dra. Lisbeth Rebollo, da Dra. Jeanne-Marie Teutonico, Diretora Associada para Programas, do Getty Conservation Institute - GCI, do Dr. Andrew Perchuk, Vice-Diretor do Getty Research Institute - GRI, do Dr. Chris McGlinchey 10 do MoMA, do Dr. Tom Learner do GCI, da Dra. Zanna Gilbert do GRI, Dra. Cory Rogge do Museum of Fine Arts de Houston, Dra. Aleca Le Blanc, da University of California Riverside, Dra. Ana Morales e do Dr. Fernando Marte, ambos da Universidad Nacional de San Martin, Argentina, além de importantes pesquisadores nacionais como Dra. Aracy Amaral, Dra. Anna Maria Belluzzo, Dr. Luiz Camilo Osório, Dra. Maria Lucia Kern, Dra. Marília Andrés Ribeiro, Dr. Tadeu Chiarelli, Dra. Icleia Cattani, Dra. Yacy-Ara Froner, Dr. Luiz Antônio Cruz Souza, entre outros. A palestra de abertura esteve a cargo da Dra. Mari Carmem Ramirez, curadora de arte latino-americana e diretora do Centro Internacional para as Artes das Américas, no Museu de Belas Artes de Houston. Os textos das palestras e comunicações estão disponíveis no site abca.art.br/httpdoc/ ebooks-abca/, sob a forma de e-book, publicado pela ABCA, editora registrada no sistema nacional de bibliotecas. Ao longo dos cinco dias de intenso e profícuo trabalho, foi possível confirmar nossa hipótese inicial sobre a importância destas interlocuções, uma vez que todos os participantes manifestaram o quanto o evento foi enriquecedor e altamente qualificado, exatamente por essa constituição mais complexa das abordagens, coerente com as condições contemporâneas do pensamento científico. A seção brasileira da AICA tem assumido importante papel no contexto acadêmico nacional, realizando eventos que debatem temáticas relevantes e que contam com a participação de nomes destacados na área de reflexão sobre artes visuais no País. Este foi um passo adiante nestas atividades, por sua abrangência internacional e pela pluralidade das abordagens desenvolvidas.
Sumário
1. Sobre o evento
Prefácio: O Papel da associação Brasileira de Críticos de Arte no Seminário Internacional Arte Concreta e Vertentes Construtivas
Prefácio: O Papel do LACICOR no Seminário Internacional Arte Concreta e Vertentes Construtivas e na produção de conhecimento
2. Artigos
The Agency of Artists at the Salão Prêto e Branco
Aleca Le Blanc
O continuum abstração-concreção no Brasil
Alice Heeren & Alessandra Rosado & Yacy-Ara Froner
Vertente construtiva: madeiras de Rodchenko, Torres-García y Amílcar de Castro
Ana Maria Belluzzo
La mirada del creador sobre los materiales artísticos de sus obras y la restauración de Arte Moderno y Contemporáneo
Ana Morales & Damasia Gallegos & Pino Monkes
Examining Industrial, Scientific, and Technological Influences on Concrete and Neo-Concrete Art
Chris McGlincheyi & Diana Hartmanii
Materiality Of The Concrete
Corina E. Rogge
Projeto Phoenix: restauração de uma pintura de Lygia Clark
Cláudio Valério Teixeira & Edson Motta Junior
Concrete Art in Brazil – the material of form: industrialism and the latin american avant-garde
Luiz Antônio Cruz Souza & Alessandra Rosado & Yacy-Ara Froner
Mario Pedrosa e o neoconcretismo
Luiz Camillo Osorio
The Relevance of Concreteness Today: An Abstract Art That is Not an Abstraction (bridges, hinges, and transnational crisscrossings)
Mari Carmen Ramírez
A experimentação como método: os materiais para suporte em pinturas de arte concreta e neoconcreta realizadas no Brasil nos anos 1950
Maria Alice Sanna
O Brasil já me deu regra e compasso: anotações sobre vertentes construtivas tardias no Brasil
Maria Angélica Melendi
Universalismo constructivo: modernidade, tradição e aspiração utópica
Maria Lúcia Bastos Kern
Arte construtiva no Museu de Arte da Pampulha
Marília Andrés Ribeiro
Coleções brasileiras de arte concreta: diversidade, formação e materialidade
Rita Lages Rodrigues
Concretismo e neoconcretismo no acervo do museu de arte moderna de
São Paulo: duas vertentes entre outras
Tadeu Chiarelli
Os «Construtores»: conceito, forma e materialidade
Yacy-Ara Froner
Sobre os autores
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.