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Autoria: Jordão Horta Nunes, Daphiny Carneiro Sodré Mendonça, Layla Caroline Barbosa Borges
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 978-85-8054-616-3
Páginas: 144
Publicação: 2023
Formato digital (PDF)
Sinopse
O presente livro provém de um contexto de projetos de pesquisa e formação científica. Tenho focado a pesquisa no trabalho musical desde 2008, mas a partir de 2019 desenvolvo o projeto “Trabalho, arte e educação”, envolvendo alunes de graduação e pós. A eclosão da pandemia da Covid-19 afetou profundamente o trabalho artístico, impossibilitando a realização de espetáculos ao vivo e atividades que requerem interação presencial, como aulas, oficinas e ensaios em formações coletivas. Os planos de trabalho de iniciação científica e pesquisas de pós-graduação que integram o referido projeto passaram a valorizar a transformação das atividades artísticas, como a multiplicação de lives de performances, a realização de aulas online e a progressiva incorporação de procedimentos técnicos ligados à produção de perfis e conteúdo em redes sociais no já tradicionalmente multifacetado trabalho no mundo das artes.
A importância das redes sociais no trabalho artístico tem sido bastante destacada nas análises sociológicas, principalmente a partir das considerações de Howard S. Becker caracterizando as redes de cooperação que envolvem o trabalho de músicos, não somente na dimensão da performance, mas também em diversas atividades e ocupações que constituem o mundo das artes, como divulgação, venda de ingressos, manutenção de equipamentos e instrumentos, produção e administração de espetáculos, além de muitas outras. No entanto, o conceito de redes sociais adquire um novo sentido a partir da década de 1990, com o desenvolvimento tecnológico de redes de informação e comunicação mediadas por dispositivos computacionais.
Sumário
Prefácio
Trabalho, arte e educação em redes sociais................................... 5
Introdução.................................................................................. 9
1. A análise das redes sociais e a pesquisa do trabalho artístico.... 14
Medidas na análise de redes sociais......................................................... 21
Densidade: ................................................................................................. 22
Diâmetro:.................................................................................................... 22
Modularidade:........................................................................................... 23
Centralidade: ............................................................................................ 23
Centralidade de grau (degree):............................................................. 23
Centralidade de Proximidade (closeness):......................................... 24
Centralidade de Intermediação (betweenness):............................... 24
Excentricidade (eccentricity):................................................................ 24
A força dos laços fracos e o capital social................................................ 25
Comunidades em redes................................................................................ 27
A análise das redes sociais e a pesquisa do mundo das artes............ 29
A metodologia da ARS na pesquisa do trabalho artístico no Brasil. 35
2. A rede de Teresa Cristina e do bar Semente: das rodas de samba às lives na pandemia...................................................................... 40
Caracterização das lives............................................................................... 42
Parâmetros para a análise de redes empregada na pesquisa............ 44
Conclusão......................................................................................................... 58
3. O trabalho musical na Rede de Mulheres na Roda de Samba: percussão, educação e ativismo.................................................. 61
Caracterização do evento............................................................................. 62
O trabalho no mundo da música pela pauta de gênero e raça............ 63
Formação sociocultural e política por meio do samba......................... 65
Perfil dos coletivos de mulheres na roda de samba.............................. 67
Parâmetros da ARS empregados na análise............................................ 67
A rede de mulheres na roda de samba...................................................... 69
Considerações finais...................................................................................... 79
4. Redes sociais de circenses de rua: formação, trabalho e arte .... 81
Percurso metodológico................................................................................. 84
O perfil das/os artistas de rua: trajetórias profissionais, aprendizados e redes de cooperação...................................................................................... 86
Organização do trabalho: “o semáforo é como um caixa eletrônico” 90
Aspectos identitários..................................................................................... 92
Análise de redes sociais................................................................................ 97
Considerações finais.................................................................................... 104
5. Deslocamentos identitários na rede de músicos brasileiros na França: da animação cultural ao protagonismo enquadrado..................... 106
A análise de redes sociais de músicos brasileiros na França............ 110
Conclusão....................................................................................... 128
Considerações finais................................................................. 130
Referências.............................................................................. 133
Entrevistas ..............................................................................143
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