E-book "Infâncias, Crianças e Educação: discussões contemporâneas"

Código: GNLP245UE Marca:

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD GRATUITO DO LIVRO

Autoria:  Levindo Diniz Caravalho ; Vanessa Ferraz Almeida Neves (orgs.)
Editora: Fino Traço Editora

ISBN:  978.85.8054.387-2
Páginas: 248
Publicação: 2018  2ª Edição
Formato digital (PDF)

Sinopse

Este livro apresenta uma lógica composicional implicada com a premissa de fortalecer os encontros, expressada por escritas conjuntas, que dialogam com outros dizeres e que chamam novas análises, intentando nutrir dialogicidades...(...) sua originalidade e relevância, constitui importante contribuição, revigorando o compromisso com os direitos das crianças, a educação e a democracia.

Valdete Côco

Esperamos que esse conjunto de trabalhos também se situe no enfrentamento de disputas pelos direitos de todas e de cada criança brasileira. Que nós pesquisadores e pesquisadoras possamos estar mais perto delas e de suas professoras, nos seus diferentes e desiguais contextos de vida e, sobretudo, na luta por sua dignidade, construindo juntos uma outra história pautada no reconhecimento dos direitos, na justiça e no fim das desigualdades.

Os organizadores

 

Sumário

 

Prefácio

Valdete Côco

 

Iniciando o diálogo

Levindo Diniz Carvalho; Vanessa Ferraz Almeida Neves

 

PARTE I: Docência e Formação de Professores

 

1 Tornar-se professora da Educação Infantil: interfaces entre as experiências de vida e as experiências de cuidar e educar crianças de 0 a 5 anos em contexto coletivo

Laís Caroline Andrade Bitencourt; Maria Lúcia de Resende Lomba; Isabel de Oliveira e Silva

       Leitura dialogada: Tornar-se professora da educação infantil: breves comentários

       Angela Rabelo Barreto

2 As Artes Visuais na Educação Infantil: entre as concepções e as percepções das professoras sobre suas práticas

Márcia Dárquia Nogueira da Silva; Iza Rodrigues da Luz; Isabel de Oliveira e Silva

      Leitura dialogada: Sobre arte na Educação Infantil, professores e práticas

      Luciana Esmeralda Ostetto

3 A igualdade racial na Educação Infantil e as ações de formação continuada das professoras na cidade de Belo Horizonte

Ademilson de Sousa Soares; Lisa Minelli Feital

      Leitura dialogada: Valorização da diversidade racial

      José Eustáquio de Brito

 

PARTE II: Crianças em contextos de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

4 “Aqui é lugar da gente ser feliz”: o choro dos bebês e o enlaçamento do outro

Virgínia Souza Oliveira; Vanessa Ferraz Almeida Neves

     Leitura dialogada: Processos de Adaptação à Creche, Interações de Bebês e Significados do Choro

     Maria Clotilde Rossetti-Ferreira

5 Como bebês se comunicam enquanto interagem na creche?

Fernanda Müller; Rafaela Nunes Marques; Viviane Fernandes Faria Pinto; Isis Cristine da Silva Gomes

      Leitura dialogada: As relações sociais dos bebês na creche: diálogos teórico-metodológicos

      Angela Scalabrin Coutinho

6 Os objetos através da água: expandindo a visão de mundo das crianças pequenas

Maria Inês Mafra Goulart; Erika Germanos

      Leitura dialogada: Como vejo o mundo?

      Paulo Menezes

7 Teatralidades: Crianças da educação infantil no tempo do brincar

Larissa Maria Santos Altemar; Maria Cristina Soares de Gouvea; Ricardo Carvalho de Figueiredo

      Leitura dialogada: Uma boa companhia

      Márcia Aparecida Gobbi

8 O brincar no Ensino Fundamental: Pistas para uma escola da infância

Mariana Guimarães; Levindo Diniz Carvalho; Rogério Correia da Silva

      Leitura dialogada: Um tema fundamental

      Silvia H. V. Cruz

 

PARTE III: Diálogo com a Produção Acadêmica

9 A produção acadêmica sobre leitura e escrita na educação infantil no período de 1973 a 2013: algumas reflexões

Mônica C. Baptista; Vanessa F. A. Neves; Patrícia Corsino; Maria Fernanda R. Nunes

      Leitura dialogada: Apontamentos

      Rita de Cássia Freitas Coelho

 

Sobre as autoras e os autores

Pague com
  • Pix
  • proxy-paghiper-v1
Selos
  • Site Seguro

Fino Traço Editora - CNPJ: 07.028.685/0001-23 © Todos os direitos reservados. 2024