CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD GRATUITO DO LIVRO
Autoria: Levindo Diniz Caravalho ; Vanessa Ferraz Almeida Neves (orgs.)
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 978.85.8054.387-2
Páginas: 248
Publicação: 2018 2ª Edição
Formato digital (PDF)
Sinopse
Este livro apresenta uma lógica composicional implicada com a premissa de fortalecer os encontros, expressada por escritas conjuntas, que dialogam com outros dizeres e que chamam novas análises, intentando nutrir dialogicidades...(...) sua originalidade e relevância, constitui importante contribuição, revigorando o compromisso com os direitos das crianças, a educação e a democracia.
Valdete Côco
Esperamos que esse conjunto de trabalhos também se situe no enfrentamento de disputas pelos direitos de todas e de cada criança brasileira. Que nós pesquisadores e pesquisadoras possamos estar mais perto delas e de suas professoras, nos seus diferentes e desiguais contextos de vida e, sobretudo, na luta por sua dignidade, construindo juntos uma outra história pautada no reconhecimento dos direitos, na justiça e no fim das desigualdades.
Os organizadores
Sumário
Prefácio
Valdete Côco
Iniciando o diálogo
Levindo Diniz Carvalho; Vanessa Ferraz Almeida Neves
PARTE I: Docência e Formação de Professores
1 Tornar-se professora da Educação Infantil: interfaces entre as experiências de vida e as experiências de cuidar e educar crianças de 0 a 5 anos em contexto coletivo
Laís Caroline Andrade Bitencourt; Maria Lúcia de Resende Lomba; Isabel de Oliveira e Silva
Leitura dialogada: Tornar-se professora da educação infantil: breves comentários
Angela Rabelo Barreto
2 As Artes Visuais na Educação Infantil: entre as concepções e as percepções das professoras sobre suas práticas
Márcia Dárquia Nogueira da Silva; Iza Rodrigues da Luz; Isabel de Oliveira e Silva
Leitura dialogada: Sobre arte na Educação Infantil, professores e práticas
Luciana Esmeralda Ostetto
3 A igualdade racial na Educação Infantil e as ações de formação continuada das professoras na cidade de Belo Horizonte
Ademilson de Sousa Soares; Lisa Minelli Feital
Leitura dialogada: Valorização da diversidade racial
José Eustáquio de Brito
PARTE II: Crianças em contextos de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais)
4 “Aqui é lugar da gente ser feliz”: o choro dos bebês e o enlaçamento do outro
Virgínia Souza Oliveira; Vanessa Ferraz Almeida Neves
Leitura dialogada: Processos de Adaptação à Creche, Interações de Bebês e Significados do Choro
Maria Clotilde Rossetti-Ferreira
5 Como bebês se comunicam enquanto interagem na creche?
Fernanda Müller; Rafaela Nunes Marques; Viviane Fernandes Faria Pinto; Isis Cristine da Silva Gomes
Leitura dialogada: As relações sociais dos bebês na creche: diálogos teórico-metodológicos
Angela Scalabrin Coutinho
6 Os objetos através da água: expandindo a visão de mundo das crianças pequenas
Maria Inês Mafra Goulart; Erika Germanos
Leitura dialogada: Como vejo o mundo?
Paulo Menezes
7 Teatralidades: Crianças da educação infantil no tempo do brincar
Larissa Maria Santos Altemar; Maria Cristina Soares de Gouvea; Ricardo Carvalho de Figueiredo
Leitura dialogada: Uma boa companhia
Márcia Aparecida Gobbi
8 O brincar no Ensino Fundamental: Pistas para uma escola da infância
Mariana Guimarães; Levindo Diniz Carvalho; Rogério Correia da Silva
Leitura dialogada: Um tema fundamental
Silvia H. V. Cruz
PARTE III: Diálogo com a Produção Acadêmica
9 A produção acadêmica sobre leitura e escrita na educação infantil no período de 1973 a 2013: algumas reflexões
Mônica C. Baptista; Vanessa F. A. Neves; Patrícia Corsino; Maria Fernanda R. Nunes
Leitura dialogada: Apontamentos
Rita de Cássia Freitas Coelho
Sobre as autoras e os autores
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.