Editora: 978-85-8054-486-2
Páginas: 476
Publicação: 2022 / 1º Edição
Encadernação: Brochura
Sinopse
Reunindo uma plêiade de pesquisadores e pesquisadoras de vários países, este livro cobre uma lacuna importante na história da educação da infância e da juventude. Ao tematizar as emoções, coloca em evidência tristezas, medos, vergonhas, encantamentos, alegrias, prazeres, vivenciados dentro e fora da escola pelos sujeitos, propondo uma mirada sensível aos universos infantil e juvenil. A abordagem combina e contrasta análises focadas em comportamentos racionais, renovando as formas de entender e interpretar as práticas educacionais e favorecendo o surgimento de novos problemas e objetos de estudo. Mas, cumpre enfatizar, esta coletânea não podia nascer em momento mais propício. Afinal, nestes tempos de pandemia, em que somos instados a manter a esperança em meio ao desolamento, nada como estender ao passado a compreensão da dimensão humana dos afetos e cultivar a expectativa de dias melhores!
Sumário
Prefácio
Javier Moscoso
Instituto de Historia, CSIC – España
As primeiras urdiduras do afeto: infância, juventude e emoções
Heloísa Helena Pimenta Rocha
Pablo Toro-Blanco
Parte I – Infância e emoções escolares
La representación de las emociones. Propuestas para una historia visual del emocionario escola
Agustín Escolano Benito
Crianças, infância e formação emocional
Stephanie Olsen
El gobierno de las emociones en la escuela. Liberalismo y disciplina
Pablo Celada Perandones
Tentativas formativas en torno a la afectividad docente. El caso del magistério argentino a finales del siglo XIX
Ana Laura Abramowski
Vetustos edificios, rincones opacos: los liceos como espacios afectivos. Chile, c.1870-c.1910
Pablo Toro-Blanco
Miedo y vergüenza: breve historia de dos emociones escolares (Italia, siglos XIX-XX)
Juri Meda
Lucia Paciaroni
O estudo científico da criança e a “educação da afetividade”
Heloísa Helena Pimenta Rocha
Aprender del cuerpo. La circulación y recepción de las ideas de la psicofisiología en la educación colombiana
Carlos Andrés Salazar Martínez
Un retrato del patriarcado. Afectos y jerarquía de la autoridad en la familia en los libros de lectura para la escuela primaria de la primera mitad del siglo XX em Colombia y en España
Federico Guillermo Serrano López
Cine educativo, infancia y formación de sensibilidades. La producción fílmica estatal peronista de “Cine Escuela Argentino” (1948-1955)
Eduardo Galak
María Silvia Serra
La celebración de la Fiesta del Árbol en el sistema escolar y la dimensión emocional del discurso educativo sobre la naturaleza arbórea (Chile, 1902-ca. 1949)
Camila Pérez Navarro
Parte II – Infância, juventude, educação e emoções
História e política da família, da infância e das emoções
Karen Vallgårda
Estudio de las emociones en los himnos nacionales de América y de Europa
Miguel Beas Miranda
Erika González García
Inés Muñoz Galiano
Vida ao ar livre, alegria e aventura: notas para uma problematização
Carmen Lucia Soares
O Mundo da Criança: a natureza como uma fábrica de sensações para a educação da infância
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Barômetro da alma: observações históricas sobre as emoções tristes entre 1890 e 1930
Denise Bernuzzi de Sant’Anna
Suicidio y discernimiento: reflexiones en torno a actos suicidas de menores em Chile, 1920-1940
Daniela Belmar Mac-Vicar
Sobre os autores e as autoras
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.