Na efervescente Belo Horizonte modernista, a arte e a arquitetura se uniram de forma inusitada. Em 1960, o artista Mário Silésio criou o painel cerâmico “Abstrato” para a fachada do Departamento Estadual de Trânsito, em total sintonia com a arquitetura do prédio. Uma obra vibrante, que uniu formas abstratas e as cores da sinalização de trânsito em uma joia cultural tombada e prestes a ser esquecida pelo tempo.
O livro narra a emocionante jornada de conservação e restauração dessa obra-prima. Através de um projeto meticuloso, uma equipe de especialistas usou ciência de ponta para resgatar o painel, devolvendo seu esplendor e preservando um importante legado da arte modernista brasileira.
Mário Silésio e o Painel “Abstrato” é uma história de dedicação, ciência e respeito pela beleza que, como o artista dizia, "é mais real estando em oposição à realidade".
Autores: Alessandra Rosado, Luiz Antonio Cruz Souza
ISBN: 978-85-8054-737-5
Páginas: 68
Publicação: 2025
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.