Autoria: Aziz José de Oliveira Pedrosa
Editora: 978-85-8054-581-4
Páginas: 170
Publicação: 2022 / 1º Edição
Encadernação: Brochura
Sinopse
Este belo livro, “De Lisboa para Minas Gerais”, vem lançar luz a muitos aspectos, não apenas das artes, mas dos modos de vida em Portugal e, especialmente, no Brasil setecentista.
Por meio de uma investigação minuciosa, que se dedicou a documentar as passagens da vida de José Coelho de Noronha a partir de muitas fontes primárias e obras de autores gabaritados, Aziz Pedrosa deslindou muitos aspectos da vida cotidiana do setecentos que se relacionavam diretamente com o ofício de mestres da talha. O autor estendeu suas pesquisas até Portugal para conseguir dados sobre a vida do profissional em sua cidade de origem, Lisboa, assim como para compreender a dinâmica das oficinas na capital do Reino e as possíveis influências que Noronha recebeu. Em Minas, acompanhou todo o trajeto em que o artífice deixou rastros, visitando suas obras registradas. Em pesquisa em arquivos civis e eclesiásticos, descobriu novas informações a seu respeito. Seu inventário, material inédito, assim como dados até então desconhecidos sobre o início de sua vida em Portugal, chegam ao grande público nesta publicação.
Mais do que uma biografia de Coelho de Noronha, a pesquisa empreendida por Aziz é pródiga em apresentar os costumes e as dinâmicas de uma época. No interior destas páginas pode-se ver como se davam as relações de compadrio, matrimoniais e profissionais. Da mesma forma, como eram os contratos de trabalho, de que forma se encomendavam os riscos dos retábulos, quais eram os prazos e os itens importantes dos acertos de obra, complementações de empreitadas inacabadas. Ainda, se constata como eram tênues, no Brasil do setecentos, os limites entre os ofícios de entalhador, escultor e arquiteto, tão bem delimitados na cidade natal de Noronha. A autoria das obras de sua oficina é apresentada com rigoroso respeito à documentação obtida, e as atribuições, criteriosas e fundamentadas, com grande acuidade na observação dos estilemas autorais e sempre justificadas. Há especial cuidado em apresentar outros profissionais que trabalharam com Noronha, seus oficiais e aprendizes, nas empreitadas que arrematou.
Por fim, esta obra tem a capacidade de se tornar uma referência nos estudos da talha, da escultura, da arquitetura e, acima de tudo, das relações pessoais e de trabalho das Minas do século XVIII e da metrópole, abrindo a possibilidade de comparativos com outras regiões deste imenso território de aquém-mar. Recupera e traz à luz o nome de José Coelho de Noronha e, mais que isso, apresenta um saboroso panorama da cultura visual de uma época e da viagem das formas.
Sumário
Agradecimentos
Prefácio
Sílvia Ferreira
Apresentação
Alex Fernandes Bohrer
1 Breve nota introdutória
2 José Coelho de Noronha: vida e obra
2.1 Notas Biográficas
2.2 Obras
2.3 Análises
3 O universo profissional
3.1 Santos Pacheco de Lima
3.2 A oficina
3.3 Manuel Francisco Lisboa, Antônio Francisco Lisboa e José Coelho de Noronha
Nota final
Anexo
Referências
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.