Autoria: André Lúcio Bento, Francisco José da Silva, Márcia Cristina Dourado Toledo Gomes
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 978-85-8054-690-3 (recurso eletrônico)
Páginas: 380
Publicação: 2024 / E-book
Pensamos este livro e começamos a escrevê-lo em 2019. Em março do ano seguinte, precisamente no mês de março, a pandemia de Covid-19 parou por um pequeno período de tempo sua produção. É um livro que reúne pensamentos e relatos de experiências de professoras e de professores que atuaram na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) na condição de formadoras e de formadores de seus pares na rede pública de ensino do Distrito Federal, entre janeiro de 2019 e julho de 2020. É um livro pioneiro pelo fato de ser a primeira obra publicada por um coletivo de formadoras e de formadores exclusivamente atuantes na EAPE. Trata-se de mais um marco na história da formação continuada no Distrito Federal.
Sumário
Introdução
André Lúcio Bento
Francisco José da Silva
Márcia Cristina Dourado Toledo Gomes
PARTE I – Olhares sobre o Projeto Aprender Sem Parar
Capítulo 1
Constituição docente dos cursistas do Projeto Aprender Sem Parar
Valdineia Ferreira Nobre
Capítulo 2
Itinerários, desafios e memórias do Curso Gestão Democrática em 2019
Flávio de Sousa Silva
Larissa Vargas Brandão
Renata Callaça Gadioli dos Santos
Capítulo 3
Ludicidade: reflexões e perspectivas no Ensino Fundamental e Médio
Laianna de Oliveira Silva Hipólito
Luciano Hipólito Caetano
Vanda do Carmo Barbosa Ferreira
Capítulo 4
Considerações sobre o percurso individual “Aprendizagens, recursos pedagógicos, mídia e tecnologia” do curso “Aprender Sem Parar”
Vivina Amorim Sousa
Shirley Bragança
Capítulo 5
O olhar dos professores cursistas sobre o Projeto
Aprender Sem Parar
Júlio Cesar Cabral da Costa
Thiago Marques Pereira
Capítulo 6
A expressão de motivação encontrada nos textos produzidos por gestores/as escolares do curso de Gestão Democrática
Adriana Morbeck Esteves
Etel Monteiro
Noêmia Jacinto
Capítulo 7
Experimentando a Cultura da Experimentação no Curso “Aprender Sem Parar: Gestão Democrática”
Andréia Tavares
Simone Soares
Capítulo 8
Relato de experiência de formador e formadora na EAPE: um breve histórico do Aprender Sem Parar e da construção e execução dos seus percursos
Cacilda de Souza
Marcos Bau Brandão
Capítulo 9
Ressignificando a aprendizagem dos estudantes com deficiência por meio das metodologias ativas
Edinalva Cândido do Nascimento
Patrícia Monteiro Silva
Capítulo 10
Caminhos da formação continuada na prática pedagógica de um grupo de docente do Projeto Aprender Sem Parar
Shirley Bragança
Capítulo 11
A Educação Infantil no Projeto “Aprender Sem Parar”: por que e para quê?
Tatiana Santos Arruda
Aline Evelyn Ligório Tomazette
PARTE II – Outros olhares sobre a formação continuada
no Distrito Federal
Capítulo 12
A formação continuada no Distrito Federal e a pandemia de Covid-19
André Lúcio Bento
Capítulo 13
Diversidade de sujeitos, possibilidades da polifonia e formação de professores/as em relações étnico-raciais: subvertendo o perigo da história única
Renata Nogueira da Silva
Capítulo 14
História Registrada, Memória Garantida: o Curso de Formação em Gestão Escolar Democrática da EAPE
Antônio Alves de Siqueira Júnior
Renata Callaça Gadioli dos Santos
Sérgio de Oliveira Souza
Capítulo 15
Aprendizagem híbrida - tecnologias e metodologias ativas: um estudo de caso
Lucicleide Araújo
Capítulo 16
“Ela só quer, só pensa em namorar”: a sexualidade da pessoa com deficiência
Liana Salmeron Botelho de Paula
Capítulo 17
Formação continuada e pesquisa: práticas pedagógicas na educação especial inclusiva em questão
Liana Salmeron Botelho de Paula
Marcia Cristina Dourado Toledo Gomes
Raquel Soares de Santana
Capítulo 18
Maria da penha vai à escola – avaliação do curso MPVE como política pública na rede de proteção das mulheres
Gisele Dantas
Elizabete Moura
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.