Organizadores: Antonia Costa Andrade, Maély Ferreira Holanda Ramos e Ednaldo Coelho Pereira
ISBN: 9788580545647
Páginas: 310
Publicação: 2022 / 1º Edição
Encadernação: Brochura
Prefácio
A Educação na Amazônia Brasileira: Formação de professores e diversidade cultural é uma coletânea organizada por Antonia Costa Andrade, Maély Ferreira Holanda Ramos e Ednaldo Coelho Pereira. A obra resulta de estudos e pesquisas de docentes e estudantes que se envolvem na investigação e intervenção na formação de professores/as na Amazônia brasileira. Trata-se de estudo vinculado à Pesquisa em Educação na Amazônia: história, política, formação de professores e diversidade cultural, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES), por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-Amazônia), Edital n. 21/2018. O projeto é desenvolvido de forma integrada por três Programas de Pós-Graduação em Educação da região: Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual de Roraima (UERR)
A obra está organizada em onze capítulos, divididos em três partes temáticas: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA; FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA DIVERSIDADE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA e; POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO, DOCÊNCIA, CURRÍCULO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. A coletânea é o resultado do envolvimento coletivo de docentes e estudantes da educação superior e revela o compromisso com as questões educacionais da Amazônia, marcadas por políticas educacionais excludentes que reiteram a omissão de processos formativos específicos para a qualidade e equidade da educação na região. Esse cenário contradiz a riqueza do bioma regional e sua diversidade social, cultural e étnica.
Os/as autores/as problematizam a educação na Amazônia na perspectiva do campo da formação docente e suas interfaces. Os estudos, vivências e experiências expressos nos capítulos, em diferentes perspectivas teóricas e abordagens, ratificam o ensino, a pesquisa e a extensão enquanto tríade necessária na construção de saberes sobre a realidade educacional. Esta obra contribui para reflexões e avanços nos estudos sobre a educação na Amazônia, além estimular a intervenção, o enfrentamento e práticas pedagógicas que possam superar os desafios frente aos problemas educacionais que se agravam sobretudo atualmente, com a política de uma governança descomprometida com a educação de qualidade, crítica e reflexiva.
Nesta coletânea, os/as autores/as dialogam com estudiosos para evidenciar suas concepções na defesa da educação na perspectiva da transformação, da construção de identidades que superem a colonização de saberes hegemônicos. Os escritos desta obra apontam para a defesa da educação como direito público, igualitário, democrático e justo. A coletânea também simboliza o repudio ao pensamento negacionista da extrema direita, que tenta desqualificar os saberes constituídos na universidade, e, ao mesmo tempo, reivindica a construção do conhecimento científico socialmente referenciado, que busque superar a segregação, opressão e exploração. A obra reitera que a Universidade é o local de excelência de produção e de socialização dos conhecimentos e dos processos desenvolvidos sobre a educação.
Esta coletânea nos convida à sua leitura e espera contribuir com reflexões e práticas que apoiem o debate tão necessário sobre a Educação de qualidade, em especial em nossa Amazônia.
Agosto de 2022
André Rodrigues Guimarães
Ivany Pinto Nascimento
Sumário
Prefácio.................................................................................................................. 9
Apresentação...................................................................................................... 11
I parte - Formação de professores na Pós-Graduação da Amazônia brasileira
Capítulo 1
A internacionalização dos Programas de Pós- Graduação em educação na região norte do Brasil: políticas, estratégias e ações............................................................................................................................... 15
Olgaíses Cabral Maués
Antonia Costa Andrade
Capítulo 2
A formação de professores e a Pós-Graduação stricto sensu na região norte 39
Arlete Maria Monte de Camargo
Arthane Menezes Figueiredo
Ana Claudia Ferreira Rosa
II parte - Formação e práticas pedagógicas na diversidade da Amazônia brasileira
Capítulo 3
Práticas pedagógicas em Comunidade Indígena Kokama na Amazônia fronteiriça Brasil-Peru 67
Maria Auxiliadora dos Santos Coelho
Josenildo Santos de Souza
Waldir Ferreira de Abreu
Capítulo 4
Formação de professores/as e relações étnico-raciais: (re)existências que precisam ser refletidas na Amazônia Paraense 91
Márcia Cristina de Castro Cardoso dos Reis
Waldir Ferreira de Abreu
Capítulo 5
Conexão de saberes: percepções comunitárias sobre a implementação da Escola Família Agroextrativista do Bailique, Amazônia Oriental-AP....................................................................................................... 111
Raimunda Kelly Silva Gomes
Janaina Freitas Calado
Francele Benedito Baldez de Sousa
Capítulo 6
O lugar da sociobiodiversidade amazônica nos currículos de formação de professores(as) na Amazônia Roraimense 131
Leila Maria Camargo
Carmem Véra Nunes Spotti
Emerson Daniel Targino
Capítulo 7
Os desafios da construção de uma identidade feminina do campo...... 159
Ozamar Santos Corrêa
Sérgio Luiz Lopes
III Parte - Políticas de formação e avaliação, docência, currículo e gestão da educação na Amazônia brasileira
Capítulo 8
Redes sociais e a docência na educação infantil........................................ 191
Luciana Amaral Garcia
Maély Ferreira Holanda Ramos
Maria Roberta Miranda Furtado
Capítulo 9
As influências do Saeb sobre os sistemas de avaliação dos estados da Região Norte 217
Adriana Cristina Furtado Idalino
Antônia Costa Andrade
Eliana da Silva Felipe
Capítulo 10
BNCC e a educação na Amazônia Amapaense: O que esperar desse processo? 247
Judinete do Socorro Alves de Souza
Arthane Menezes Figueirêdo
Capítulo 11
A influência dos organismos internacionais nas políticas de formação de professores no Brasil 269
Edilson da Costa Albarado
Salomão Antônio Mufarrej Hage
Capítulo 12
Formação continuada de professores no contexto da educação 4.0 das escolas estaduais em Boa Vista/RR 287
Juanita Nadine Bacchus
Ednaldo Coelho Pereira
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