A EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: Formação de Professores e Diversidade Cultural

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Organizadores: Antonia Costa Andrade, Maély Ferreira Holanda Ramos e Ednaldo Coelho Pereira
ISBN:
9788580545647
Páginas: 310
Publicação: 2022 / 1º Edição
Encadernação: Brochura

Prefácio             

A Educação na Amazônia Brasileira: Formação de professores e diversidade cultural é uma coletânea organizada por Antonia Costa Andrade, Maély Ferreira Holanda Ramos e Ednaldo Coelho Pereira. A obra resulta de estudos e pesquisas de docentes e estudantes que se envolvem na investigação e intervenção na formação de professores/as na Amazônia brasileira. Trata-se de estudo vinculado à Pesquisa em Educação na Amazônia: história, política, formação de professores e diversidade cultural, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES), por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-Amazônia), Edital n. 21/2018. O projeto é desenvolvido de forma integrada por três Programas de Pós-Graduação em Educação da região: Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual de Roraima (UERR)

A obra está organizada em onze capítulos, divididos em três partes temáticas: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA; FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA DIVERSIDADE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA e; POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO, DOCÊNCIA, CURRÍCULO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. A coletânea é o resultado do envolvimento coletivo de docentes e estudantes da educação superior e revela o compromisso com as questões educacionais da Amazônia, marcadas por políticas educacionais excludentes que reiteram a omissão de processos formativos específicos para a qualidade e equidade da educação na região.  Esse cenário contradiz a riqueza do bioma regional e sua diversidade social, cultural e étnica.

Os/as autores/as problematizam a educação na Amazônia na perspectiva do campo da formação docente e suas interfaces. Os estudos, vivências e experiências expressos nos capítulos, em diferentes perspectivas teóricas e abordagens, ratificam o ensino, a pesquisa e a extensão enquanto tríade necessária na construção de saberes sobre a realidade educacional. Esta obra contribui para reflexões e avanços nos estudos sobre a educação na Amazônia, além estimular a intervenção, o enfrentamento e práticas pedagógicas que possam superar os desafios frente aos problemas educacionais que se agravam sobretudo atualmente, com a política de uma governança descomprometida com a educação de qualidade, crítica e reflexiva.

Nesta coletânea, os/as autores/as dialogam com estudiosos para evidenciar suas concepções na defesa da educação na perspectiva da transformação, da construção de identidades que superem a colonização de saberes hegemônicos. Os escritos desta obra apontam para a defesa da educação como direito público, igualitário, democrático e justo. A coletânea também simboliza o repudio ao pensamento negacionista da extrema direita, que tenta desqualificar os saberes constituídos na universidade, e, ao mesmo tempo, reivindica a construção do conhecimento científico socialmente referenciado, que busque superar a segregação, opressão e exploração. A obra reitera que a Universidade é o local de excelência de produção e de socialização dos conhecimentos e dos processos desenvolvidos sobre a educação.

Esta coletânea nos convida à sua leitura e espera contribuir com reflexões e práticas que apoiem o debate tão necessário sobre a Educação de qualidade, em especial em nossa Amazônia.

 

Agosto de 2022

André Rodrigues Guimarães

Ivany Pinto Nascimento            

 

 

Sumário                         

Prefácio.................................................................................................................. 9

Apresentação...................................................................................................... 11

I parte - Formação de professores na Pós-Graduação da Amazônia brasileira

Capítulo 1

A internacionalização dos Programas de Pós- Graduação em educação na região norte do Brasil: políticas, estratégias e ações............................................................................................................................... 15

Olgaíses Cabral Maués

Antonia Costa Andrade

Capítulo 2

A formação de professores e a Pós-Graduação stricto sensu na região norte      39

Arlete Maria Monte de Camargo

Arthane Menezes Figueiredo

Ana Claudia Ferreira Rosa

II parte - Formação e práticas pedagógicas na diversidade da Amazônia brasileira

Capítulo 3

Práticas pedagógicas em Comunidade Indígena Kokama na Amazônia fronteiriça Brasil-Peru        67

Maria Auxiliadora dos Santos Coelho

Josenildo Santos de Souza

Waldir Ferreira de Abreu

Capítulo 4

Formação de professores/as e relações étnico-raciais: (re)existências que precisam ser refletidas na Amazônia Paraense    91

Márcia Cristina de Castro Cardoso dos Reis

Waldir Ferreira de Abreu

Capítulo 5

Conexão de saberes: percepções comunitárias sobre a implementação da Escola Família Agroextrativista do Bailique, Amazônia Oriental-AP....................................................................................................... 111

Raimunda Kelly Silva Gomes

Janaina Freitas Calado

Francele Benedito Baldez de Sousa

Capítulo 6

O lugar da sociobiodiversidade amazônica nos currículos de formação de professores(as) na Amazônia Roraimense              131

Leila Maria Camargo

Carmem Véra Nunes Spotti

Emerson Daniel Targino

Capítulo 7

Os desafios da construção de uma identidade feminina do campo...... 159

Ozamar Santos Corrêa

Sérgio Luiz Lopes

III Parte - Políticas de formação e avaliação, docência, currículo e gestão da educação na Amazônia brasileira

Capítulo 8

Redes sociais e a docência na educação infantil........................................ 191

Luciana Amaral Garcia

Maély Ferreira Holanda Ramos

Maria Roberta Miranda Furtado

Capítulo 9

As influências do Saeb sobre os sistemas de avaliação dos estados da Região Norte        217

Adriana Cristina Furtado Idalino

Antônia Costa Andrade

Eliana da Silva Felipe

Capítulo 10

BNCC e a educação na Amazônia Amapaense: O que esperar desse processo?  247

Judinete do Socorro Alves de Souza

Arthane Menezes Figueirêdo

Capítulo 11

A influência dos organismos internacionais nas políticas de formação de professores no Brasil     269

Edilson da Costa Albarado

Salomão Antônio Mufarrej Hage

Capítulo 12

Formação continuada de professores no contexto da educação 4.0 das escolas estaduais em Boa Vista/RR               287

Juanita Nadine Bacchus

Ednaldo Coelho Pereira

 

 

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