Ebook: Observatório da educação básica debates em defesa da escola pública

Código: APEN53N23

Organizadores: Edileuza Fernandes-Silva e André Lúcio Bento
ISBN: 978-85-8054-704-7
Páginas: 381
Publicação: 2025

Este livro celebra os primeiros cinco anos do Observatório da Educação Básica (ObsEB) na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Criado em 2020, no contexto da pandemia de Covid-19, o ObsEB é um espaço de natureza científica, acadêmica, social e político-pedagógica, de caráter democrático, participativo e de diálogo, com o objetivo de promover o desenvolvimento de pesquisas e extensão, acompanhar e subsidiar a discussão de políticas públicas e práticas pedagógicas. Esta publicação é a coletânea de uma parte do que foi discutido nas sessões promovidas pelo ObsEB, com a participação de estudantes, pesquisadores, professores, gestores, sindicalistas, parlamentares, entre outros. Foram momentos importantes e que muito contribuíram para reflexões sobre os desafios da educação pública no Distrito Federal e no Brasil.

 

 

Sumário

Introdução

Edileuza Fernandes-Silva e André Lúcio Bento

CAPÍTULO 1

Conjuntura educacional e política do Brasil e do Distrito Federal

Gabriel Magno Pereira Cruz

CAPÍTULO 2

O papel da didática na formação de professores da educação básica: o trabalho docente

Ilma Passos Alencastro Veiga

CAPÍTULO 3

Avaliação na escola de educação básica: espaços, modalidades e funções

Benigna Maria de Freitas Villas Boas e Enílvia Rocha Morato Soares

CAPÍTULO 4

Dez anos do currículo em movimento da educação básica: por uma educação histórico-crítica no Distrito Federal

Edileuza Fernandes-Silva e Kisy Gonçalves de Oliveira

CAPÍTULO 5

Baobás de Brasília, currículo e educação antirracista

André Lúcio Bento

CAPÍTULO 6

Educação para as relações étnico-raciais e currículo: reflexões sobre as leis 10.639 e 11.645 na interface com a BNCC

Gina Vieira Ponte de Albuquerque

CAPÍTULO 7

Por que os empresários e os governos estão interessados na gestão política do ensino médio?

Ana Sheila Fernandes Costa, Maria Abádia da Silva e Neusa Sousa Rêgo Ferreira

CAPÍTULO 8

O que há de “novo” na reforma do ensino médio? Mobilidade acelerada de políticas educacionais no estado federativo

Fernando Cássio

CAPÍTULO 9

O Novo Ensino Médio: autoritarismo, formação fragmentada e privatização

Ricardo Gonçalves Pacheco

CAPÍTULO 10

Juventudes, ação coletiva e subjetivação política

Gilberto Geribola Moreno

CAPÍTULO 11

Gestão democrática: da CONAE ao Plano Nacional e Distrital de Educação como pilar de proteção ao direito à educação

Flávio Bezerra de Sousa

CAPÍTULO 12

Plano Distrital de Educação 2015-2024: existência e resistência

Natalia de Souza Duarte

CAPÍTULO 13

Formação inicial e continuada de professoras como um continuum

Ana Paula Reis Félix Pires e Magali Aparecida Silvestre

CAPÍTULO 14

Uma análise longitudinal das políticas públicas brasileiras para a Educação Digital (1983-2023)

Valtemir dos Santos Rodrigues e Andrea Cristina Versuti

CAPÍTULO 15

A aula colaborativa na educação básica

Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira e Rosana César de Arruda Fernandes

CAPÍTULO 16

C1R3 (um código secreto para a Sala de Recursos): o ser histórico e cultural no processo de letramento em língua materna

Júlia Cristina Coelho Ribeiro

CAPÍTULO 17

As políticas nacionais para a educação infantil: desafios e perspectivas

Monique Ap. Voltarelli

CAPÍTULO 18

Política nacional para a educação infantil: é preciso uma aldeia

Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda

CAPÍTULO 19

A Política Nacional de Alfabetização: diálogos e rupturas no Distrito Federal

Graciely Garcia Soares e Kelly Alves Rocha dos Santos

CAPÍTULO 20

A interface entre as concepções de deficiência e a organização da educação especial

Márcia Cristina Dourado Toledo Gomes

CAPÍTULO 21

O Programa Educação com Movimento e o Plano Distrital de Educação (2015-2024): possibilidades e desafios

Jessica Serafim Frasson   Patrícia Manso de Lima   Hanna Lins Frade De Aragão   Jaciara Oliveria Leite

CAPÍTULO 22

Educação com Movimento, do Projeto ao Programa: Escola Candanga e Currículo em Movimento como determinações históricas

Juarez Oliveira Sampaio e Roberto Liáo Junior

CAPÍTULO 23

Tecnologias no ensino híbrido: que ninguém fique para trás?

Carlos Lopes

CAPÍTULO 24

Militarização das escolas públicas no Distrito Federal e o exercício do direito à educação: breves reflexões

Henrique Torres

CAPÍTULO 25

Educação de Jovens, Adultos e Idosos: diretrizes e desafios do Distrito Federal

Márcia Castilho de Sales

CAPÍTULO 26

Educação emancipadora e qualificação profissional digital: um novo olhar para pensar as políticas públicas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores no Distrito Federal

Dorisdei Valente Rodrigues

CAPÍTULO 27

Fundamentos legais básicos do sub(financiamento) da educação no Brasil

Francisco José da Silva

CAPÍTULO 28

O trabalho do educador e os desafios da valorização profissional no Brasil

Berenice Darc Jacinto e Rosilene Côrrea Lima

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