Organizadores: Edileuza Fernandes-Silva e André Lúcio Bento
ISBN: 978-85-8054-704-7
Páginas: 381
Publicação: 2025
Este livro celebra os primeiros cinco anos do Observatório da Educação Básica (ObsEB) na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Criado em 2020, no contexto da pandemia de Covid-19, o ObsEB é um espaço de natureza científica, acadêmica, social e político-pedagógica, de caráter democrático, participativo e de diálogo, com o objetivo de promover o desenvolvimento de pesquisas e extensão, acompanhar e subsidiar a discussão de políticas públicas e práticas pedagógicas. Esta publicação é a coletânea de uma parte do que foi discutido nas sessões promovidas pelo ObsEB, com a participação de estudantes, pesquisadores, professores, gestores, sindicalistas, parlamentares, entre outros. Foram momentos importantes e que muito contribuíram para reflexões sobre os desafios da educação pública no Distrito Federal e no Brasil.
Sumário
Introdução
Edileuza Fernandes-Silva e André Lúcio Bento
CAPÍTULO 1
Conjuntura educacional e política do Brasil e do Distrito Federal
Gabriel Magno Pereira Cruz
CAPÍTULO 2
O papel da didática na formação de professores da educação básica: o trabalho docente
Ilma Passos Alencastro Veiga
CAPÍTULO 3
Avaliação na escola de educação básica: espaços, modalidades e funções
Benigna Maria de Freitas Villas Boas e Enílvia Rocha Morato Soares
CAPÍTULO 4
Dez anos do currículo em movimento da educação básica: por uma educação histórico-crítica no Distrito Federal
Edileuza Fernandes-Silva e Kisy Gonçalves de Oliveira
CAPÍTULO 5
Baobás de Brasília, currículo e educação antirracista
André Lúcio Bento
CAPÍTULO 6
Educação para as relações étnico-raciais e currículo: reflexões sobre as leis 10.639 e 11.645 na interface com a BNCC
Gina Vieira Ponte de Albuquerque
CAPÍTULO 7
Por que os empresários e os governos estão interessados na gestão política do ensino médio?
Ana Sheila Fernandes Costa, Maria Abádia da Silva e Neusa Sousa Rêgo Ferreira
CAPÍTULO 8
O que há de “novo” na reforma do ensino médio? Mobilidade acelerada de políticas educacionais no estado federativo
Fernando Cássio
CAPÍTULO 9
O Novo Ensino Médio: autoritarismo, formação fragmentada e privatização
Ricardo Gonçalves Pacheco
CAPÍTULO 10
Juventudes, ação coletiva e subjetivação política
Gilberto Geribola Moreno
CAPÍTULO 11
Gestão democrática: da CONAE ao Plano Nacional e Distrital de Educação como pilar de proteção ao direito à educação
Flávio Bezerra de Sousa
CAPÍTULO 12
Plano Distrital de Educação 2015-2024: existência e resistência
Natalia de Souza Duarte
CAPÍTULO 13
Formação inicial e continuada de professoras como um continuum
Ana Paula Reis Félix Pires e Magali Aparecida Silvestre
CAPÍTULO 14
Uma análise longitudinal das políticas públicas brasileiras para a Educação Digital (1983-2023)
Valtemir dos Santos Rodrigues e Andrea Cristina Versuti
CAPÍTULO 15
A aula colaborativa na educação básica
Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira e Rosana César de Arruda Fernandes
CAPÍTULO 16
C1R3 (um código secreto para a Sala de Recursos): o ser histórico e cultural no processo de letramento em língua materna
Júlia Cristina Coelho Ribeiro
CAPÍTULO 17
As políticas nacionais para a educação infantil: desafios e perspectivas
Monique Ap. Voltarelli
CAPÍTULO 18
Política nacional para a educação infantil: é preciso uma aldeia
Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda
CAPÍTULO 19
A Política Nacional de Alfabetização: diálogos e rupturas no Distrito Federal
Graciely Garcia Soares e Kelly Alves Rocha dos Santos
CAPÍTULO 20
A interface entre as concepções de deficiência e a organização da educação especial
Márcia Cristina Dourado Toledo Gomes
CAPÍTULO 21
O Programa Educação com Movimento e o Plano Distrital de Educação (2015-2024): possibilidades e desafios
Jessica Serafim Frasson Patrícia Manso de Lima Hanna Lins Frade De Aragão Jaciara Oliveria Leite
CAPÍTULO 22
Educação com Movimento, do Projeto ao Programa: Escola Candanga e Currículo em Movimento como determinações históricas
Juarez Oliveira Sampaio e Roberto Liáo Junior
CAPÍTULO 23
Tecnologias no ensino híbrido: que ninguém fique para trás?
Carlos Lopes
CAPÍTULO 24
Militarização das escolas públicas no Distrito Federal e o exercício do direito à educação: breves reflexões
Henrique Torres
CAPÍTULO 25
Educação de Jovens, Adultos e Idosos: diretrizes e desafios do Distrito Federal
Márcia Castilho de Sales
CAPÍTULO 26
Educação emancipadora e qualificação profissional digital: um novo olhar para pensar as políticas públicas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores no Distrito Federal
Dorisdei Valente Rodrigues
CAPÍTULO 27
Fundamentos legais básicos do sub(financiamento) da educação no Brasil
Francisco José da Silva
CAPÍTULO 28
O trabalho do educador e os desafios da valorização profissional no Brasil
Berenice Darc Jacinto e Rosilene Côrrea Lima
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