Organizadores: Cynthia Greive Veiga e Maysa Gomes
ISBN: 978-85-8054-635-4
Páginas: 501
Publicação: 2023
Encadernação: Brochura
Prefácio
As narrativas dessa coletânea revelam que não houve uma história única da escolarização-educação-humanização, houve tantas histórias da diversidade de grupos étnicos raciais, de gênero, de classe, tão polarizados em nossa história na diversidade de culturas e das identidades humanas [...] A riqueza destas análises está em deixar exposta a urgência de combater todo reducionismo empobrecedor do narrar uma história única europeia e também nossa. A urgência de explicitar que a pluralidade de histórias da pluralidade de sujeitos de nossa história, tornam o campo de nossa educação-escolarização, um campo de histórias tensas, até em conflito. Conflitos sociais, políticos, culturais. Pedagógicos que exigem ser reconhecidos, pesquisados, confrontados, revelando que o campo de uma educação-escolarização sempre foi um campo politizado, conflitivo.
Miguel Arroyo
Sumário
Apresentação
Cynthia Greive Veiga e Maysa Gomes
Formação para crianças e jovens desvalidos na Marinha brasileira
Solyane Silveira Lima
“Úteis a si mesmos e à pátria”: aspectos do ensino profissional em Minas Gerais no final do século XIX
Felipe Osvaldo Guimarães
Cidadania política como problema de governo: o voto do analfabeto
Eliana de Oliveira
Precariedade na escolarização da infância em Minas Gerais (fins do século XIX e início do século XX)
Celia Siqueira Xavier Nascimento
O financiamento da educação pública primária em Minas Gerais: uma análise sobre a regionalização das escolas promovida pela política oligárquica cafeeira (1890-1920)
Alisson José da Silva Esteves Pereira
Duas histórias do positivismo em Minas Gerais: entre o “educar socialmente”, o “intervir oportunamente nos negócios públicos” e o “organizar o ensino” (1880-1911)
Maysa Gomes
A educação de pobres e trabalhadores em Belo Horizonte, Minas Gerais (Brasil, 1897-1930)
Renata Garcia Campos Duarte
Assistência social e educação escolar: genealogia de uma política pública
Maria Zélia Maia de Souza
A formação do aparato estatal para menores em São Paulo: do Instituto Disciplinar do Tatuapé ao Departamento de Assistência Social (1903-1935)
Sérgio C. Fonseca
Preservação da infância desvalida em Minas Gerais pelo meio rural: a implantação da Escola Padre Sacramento (1929-1933)
Adélia Carolina Bassi
Apontamentos sobre a discriminação racial na educação brasileira: os “desvalidos da sorte” e o código de menores de 1927
Fernanda Daniele de Abreu Pereira
Educação Moral Liberal, Epistemicídio e Desigualdade na Oferta de Educação Escolar na Primeira República brasileira
João Victor Jesus Oliveira Nogueira
“Para aformosear-lhe os costumes, embelezar os lares e circundar-se de objetos de bom gosto”: a educação estética no debate pedagógico brasileiro da década de 1920
Nádia Bueno Rezende
A educação de “menores” em Poços de Caldas e o acervo do Memorial Padre Carlos da Escola Profissional Dom Bosco (1940-1960)
Jardel Costa Pereira
Normalistas não brancas no Instituto de Educação de Minas Gerais (1963-1979)
Glaucia Romualdo dos Santos
Trajetórias entrecruzadas: o acesso ao ensino superior como possibilidade de desenvolvimento social em Moçambique
Ivangilda Bispo dos Santos
“Educação democrática somente numa sociedade democrática” – Pensamento e atuação de Paschoal Lemme em favor da educação dos trabalhadores
Cristiane Fernanda Xavier
Posfácio
Superar uma história única. Reafirmar outra história de outra educação?
Miguel Arroyo
Sobre os autores
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.