Autora: Angelica Ricci Camargo, Dilma Fatima Avellar Cabral da Costa
ISBN: 978-85-8054-719-1
Páginas: 238
Publicação: 2025
Encadernação: Brochura
A História é vital para arquivos, sejam esses instituições e serviços ou conjuntos de documentos produzidos e acumulados por entidades no desempenho de suas atividades. Na História administrativa ou Biografia, o conhecimento histórico é fundamental para identificar arquivos recolhidos ou doados (ou a serem buscados com produtores/herdeiros), avaliá-los, arranjá-los, descrevê-los e dar acesso aos documentos, de maneira que a autenticidade seja mantida e o acesso favoreça a sua mais plena compreensão.
As autoras visaram “analisar a importância e o papel da pesquisa em história administrativa nas instituições arquivísticas, colocando em perspectiva os múltiplos aspectos assumidos por este domínio historiográfico no debate contemporâneo sobre proveniência e contexto”. O objetivo foi alcançado – a obra faz isso e mais! Investiga os percursos historiográficos da História Administrativa, os fundamentos da sua relevância para os arquivos a partir dos princípios arquivísticos e da noção de contexto, demonstra a utilidade das informações sobre a hierarquia administrativa e a cadeia de órgãos antecessores e sucessores, o papel das funções e os percalços e soluções metodológicas para a pesquisa.
Além dessas contribuições, garantindo à obra um papel na bibliografia básica dos arquivistas, há as que ultrapassam esse público, alcançando usuários em geral e historiadores em particular. Para os primeiros, comprova como a História Administrativa pode contribuir para a pesquisa de fontes pelos interessados, que podem buscar acervos a partir dos órgãos ou das funções, ampliando os recursos para seus trabalhos. Para os historiadores, comprova a necessidade da identificação do arcabouço legal do funcionamento da administração e como esses diplomas, além de registrar criações, extinções, alterações em estruturas e competências, estão imbuídos das preocupações, objetivos e preconceitos presentes no Estado e na sociedade numa dada conjuntura.
Ao reconhecer que a História Administrativa registra o funcionamento ideal da máquina pública, o que nem sempre se verifica no dia a dia dos órgãos, a obra insinua uma promissora vertente de pesquisa histórica: a partir da confrontação do plano ideal da legislação a uma de suas realidades concretas, a documentação produzida e acumulada pelos órgãos, pode-se investigar não só o quê e o como, mas entrever o porquê das ações do Estado. Mais uma vez, História e Arquivologia trabalhando juntas!
Vítor Manoel Marques da Fonseca
Arquivo Nacional / UFF
Sumário
Prefácio
Introdução
Capítulo 1 - A história administrativa em contexto
Capítulo 2 - A história administrativa nos arquivos
Capítulo 3 - Uma metodologia para a história administrativa
Considerações finais
Referências bibliográficas
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.