Organizadores: Ilda Renata Andreata Sesquim, Luisa Rauter Pereira, Marcelo de Mello Rangel, Thamara de Oliveira Rodrigues e Valdei Lopes de Araujo
ISBN: 978-85-8054-696-5
Páginas: 172
Publicação: 2024
Encadernação: Brochura
Hoje, Teoria da História reúne textos apresentados no XII Seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia (SNHH), “Ensinar histórias e imaginar democracias: afetos, historicidades, teorias”, realizado na UFOP, em agosto de 2024. São doze artigos e ensaios que exploram o tema mais amplo do evento e demonstram o vigor e diversidade da comunidade de Teoria da História e História da Historiografia no Brasil.
Sumário
Apresentação
Ainda podemos ser felizes?
Marcelo de Mello Rangel
“Medir silêncios”: uma crítica das permissões de narrar
Marcia de Almeida Gonçalves
Linguagens político-historiográficas contemporâneas e performatividade espectral
André da Silva Ramos (UEMG)
As razões ilógicas do tempo passado
Augusto de Carvalho
Paul Ricoeur e a questão colonial: culpabilidade e responsabilidade histórica
Breno Mendes (UFG)
Um ensaio sobre o conceito de renovação/inovação na “moderna historiografia brasileira”
Bruno Balbino Aires da Costa
Discurso de ódio: como o “gênero” se tornou alvo de uma disputa ideológica
Géssica Góes Guimarães Gaio
“Ontologia” como um conceito fundamental do pensamento histórico: perspectivas historiográficas latino-americanas
Marcelo Durão Rodrigues da Cunha
Imaginar o evento limite: um estudo de caso da recepção italiana de É isto um homem?, de Primo Levi (1947)
Pedro Caldas
Teoria da história e história pública: aproximações e perspectivas
Rafael Dias de Castro
Três vivas ao naufrágio: sobre a ascensão e queda das humanidades digitais
Rodrigo Bragio Bonaldo
Políticas do tempo e a tese do marco temporal: contribuição à pragmática dos tempos históricos
Walderez Ramalho
Referências bibliográficas
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.