O CINEMA QUE NÃO SE VÊ: a guerra política por trás da produção de filmes brasileiros no século XXI

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Autora: Ana Paula Sousa
ISBN:
9788580545692
Páginas: 278
Publicação: 2023 / 1º Edição
Encadernação: Brochura

Sinopse

             

O historiador britânico Edward Thompson defende que qualquer teoria a respeito de cultura inclua a interação dialética entre cultura e algo que não é cultura. Por quê? Porque a cultura e os embates culturais sempre dizem respeito ao todo social.

 

“Ainda não foi feita a análise crítica pormenorizada da legislação cinematográfica brasileira. Urge que alguém, cujo gosto o leve a esse gênero de estudos e que possua a indispensável formação sociológica, empreenda a análise histórica deste aspecto particular de nossa legislação. Um trabalho dessa ordem se constituiria certamente num instrumento de muito valor para um empreendimento atualíssimo, que é o de compreender, para agir em consequência, toda as facetas econômicas, sociais, legislativas e psicológicas das barreiras que impedem o florescimento do cinema nacional.” Paulo Emílio Salles Gomes

 

Sumário

 

Agradecimentos...................................................................................7

O CINEMA QUE NÃO SE VÊ

A guerra política por trás da produção de filmes brasileiros no século XXI......................................................................................................9

Ana Paula Sousa

Capítulo 1

Cinema e Estado: uma relação tão necessária quanto delicada.........13

1.1 O que é uma política audiovisual................................................................13

1.2 Origens e modelos de regulação ao redor do mundo.......................14

1.3 As relações entre cinema e Estado no Brasil..........................................26

1.4 Tevê aberta e cinema: dois mundos apartados....................................45

Capítulo 2

A volta do Estado: os limites de uma política regulatória no século XXI....................................................................................................51

2.1 III CBC: unidos pela criação de um órgão estatal.................................51

2.2 Medida Provisória 2228-1: nasce a Ancine..............................................68

2.3 A chegada do PT ao poder: uma nova cultura.....................................86

2.4 As incompatibilidades entre o MinC e a Ancine.................................96

2.5 Projeto da Ancinav: o campo em disputa.............................................105

2.6 Enterro da Ancinav: as razões de uma morte anunciada...............127

Capítulo 3

Em busca do consenso: novas leis e novos players em cena...............133

3.1 O rescaldo da Ancinav e a reconfiguração de forças........................133

3.2 Manoel Rangel: da redação da Ancinav à presidência da Ancine................................................................................................................143

3.3 Lei nº 11.437/06: um atalho legislativo fundamental.........................148

3.4 Lei nº 12.485/11: o pacto com o capital estrangeiro...........................156

3.5 O pós-lei: começa a guerrilha judicial ...................................................173

3.6 A cota de tela na TV fechada: nasce um novo mercado..................180

Capítulo 4

A década revista: entre as conquistas e os impasses..........................195

4.1 Ancine, 15 anos: entre avanços e limites................................................195

4.2 Produção: muito filme, pouco público.................................................200

4.3 A distribuição: fortalecimento da empresa nacional.......................223

4.4 Exibição: um mundo em desconstrução..............................................237

4.5 VoD: o novo front de batalha...................................................................250

Epílogo

O pacto suspenso: a eleição de Bolsonaro e a crise da Ancine.........255

Bibliografia......................................................................................263

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