Organizadores: Maria do Carmo de Oliveira Vargas
ISBN: 978-85-8054-730-6
Páginas: 168
Publicação: 2025
Sinopse
Como surgiram as universidades no Brasil? Quais forças sociais foram à cena pública disputar nas arenas de poder seus respectivos projetos de universidade? Qual foi a interface entre a ampliação elitista empreendida pelos intelectuais dos anos 1930 com os princípios de democratização do ensino defendidos pelos intelectuais liberais daquele contexto? Essas são algumas das perguntas que Maria do Carmo Vargas explorou neste livro.
A obra analisa as disputas em torno dos projetos de universidade da brasileira durante um período histórico brasileiro de profundas contradições, conflitos e crises, à luz dos conceitos de hegemonia, de intelectuais e de revolução passiva, desenvolvidos pelo filósofo italiano Antonio Gramsci, expoente da nova esquerda do século XX. A autora baseia sua pesquisa em documentos da década de 1930, buscando contextualizar e interpretar criticamente a formação do sistema de ensino superior no Brasil. Destaca-se a importância do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, de 1932, que refletia o contexto de modernização do capitalismo brasileiro e a luta por uma reconfiguração educacional. Três correntes encabeçaram os debates: os católicos, os cientificistas e os liberais. Em síntese, a aparente contradição entre uma proposta democrática de educação e uma visão elitista de universidade assume centralidade na obra
Sobre a autora
Maria do Carmo de Oliveira Vargas é graduada em História (UFMG), especialista em Políticas Públicas (Depto. de Ciência Política/UFMG/2003), mestre em Educação - na linha de Políticas Públicas da Educação (UFMG/2006) e doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ/2016), com período sanduíche no Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA/Brasília/2015). Professora universitária no sistema superior privado de Belo Horizonte. Atua na educação pública como servidora pública desde 2003. Foi membro da comitiva brasileira junto à Comissão Econômica para América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas (CEPAL/ONU/2024), junto ao programa de formação avançada em Gestão Pública, Melhoramento Democrático e Estado Aberto (Sede Santiago-Chile e Sede Sub-regional Cidade do México).
Sumário
Apresentação
Introdução
CAPÍTULO I
A universidade no programa da Escola Nova
1.1 A tradição do ensino superior no Brasil
1.2 As contradições no programa dos Pioneiros
CAPÍTULO II
O Brasil na passagem dos anos 30 (1930)
2.1 As opções teórico-metodológicas
2.2 Estado e poder no Brasil nos idos de 1930
2. 3 A revolução passiva como categoria conceitual
CAPÍTULO III
Hegemonia e escola
3.1 Hegemonia
3.2 As disputas hegemônicas: liberais x católicos
Capítulo IV
A expansão elitista da universidade
4.1 Democratização x elitização: as controvérsias do discurso
4.2 O Inquérito Problema Universitário Brasileiro: a ampliação do debate
4.3 - As crises da universidade: um diálogo entre os tempos
Considerações finais
Referências bibliográficas
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.