Práticas Culturais, Práticas Escolares: miradas históricas e novas problematizações

Frete Grátis
Código: 9VZZLG6JC Marca:
R$ 75,00 R$ 60,00
até 6x de R$ 11,05
ou R$ 58,20 via Boleto Bancário
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 60,00 sem juros
    • 2x de R$ 30,71
    • 3x de R$ 20,95
    • 4x de R$ 16,07
    • 5x de R$ 13,07
    • 6x de R$ 11,05
  • R$ 58,20 Boleto Bancário
  • R$ 60,00 Entrega
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

ATENÇÃO – PRÉ-VENDA

*Este produto é uma PRÉ-VENDA. Os exemplares adquiridos começarão a ser enviados até 29/07/22. Você receberá uma notificação por e-mail assim que o livro for despachado.

** Se sua compra contém algum livro que não seja pré-venda, mas você gostaria de recebê-lo antecipadamente, sugerimos que compre-o separadamente. Caso contrário, todos os livros de sua compra só serão despachados assim que a pré-venda for liberada.

 

 

Autoria: Heloísa Helena Pimenta Rocha ; Inés Dussel ; André Luiz Paulilo (orgs.)
Editora: Fino Traço Editora

ISBN: 978-85-8054-514-2
Páginas: 316
Publicação: 2022 / 1º Edição
Encadernação: Brochura

 

Sinopse

O território da História da Educação é hoje uma seara transnacional. É transnacional porque circula entre fronteiras, porque não se limita a estudos circunscritos aos domínios nacionais. É transnacional porque foge da ideia de transferência cultural. Recusa também a noção de influência e distancia-se de uma visão colonizada que pensa a circulação das ideias e das práticas apenas do centro para a periferia. Não. Aqui, trata-se de uma via de mão dupla, que inscreve o centro em todos os seus domínios. Trata-se de uma história em movimento, a qual confere significados globais a abordagens regionais ou locais. Este livro é uma evidente amostra dessa tendência, que se desenha hoje entre os historiadores da educação. Com objetos de estudo inscritos muito particularmente na dimensão da cultura escolar, os capítulos entrelaçam histórias de escola com um modo novo de olhar para o próprio percurso da escolarização e da educação em países e em regiões da América Latina, como indica o próprio título, Práticas culturais, práticas escolares: miradas históricas e novas problematizações. Os autores aqui reunidos, referências no campo da História da Educação, discutem o ofício da escolarização, a partir de seus usos e práticas, de suas táticas e estratégias, evidenciando a necessidade de um domínio de códigos imprescindíveis para se compreender o mundo da escola e para se alcançar a obtenção dessa experiência institucionalizada do ensinar e do aprender. A identidade dos professores não é pensada como se viesse de fora: ela está inscrita nos modos de organização da própria profissão e não de programas ditados do exterior. São regras artesanais da arte de ensinar, são maneiras de fazer, que constituem o ethos da profissão docente. Compreender isso, que já foi nomeado de gramática da escolarização moderna, requer também um olhar sobre os alunos. De que táticas eles se valem para se contrapor e confrontar muitas vezes os discursos, as práticas e as estratégias de seus professores e da própria instituição de ensino? Para tanto, o livro traz também o registro de imagens e brincadeiras infantis, de fotografias e álbuns de Jardins de Infância, abordando ainda exposições escolares e práticas pedagógicas que se constituem para além da sala de aula. Com isso, a cultura material da escolarização é posta em evidência, bem como as hibridações e os fluxos de passagem entre as distintas realidades regionais e nacionais no tocante às liturgias inscritas na vida escolar.

Sumário

Prefácio - Maria Teresa Santos Cunha

 

Ver, praticar, reinventar: práticas culturais e escolares na mira de enxergadores de tudo

Miradas sobre as práticas educativas

Heloísa Helena Pimenta Rocha

Inés Dussel

André Luiz Paulilo

 

Parte I Formar e praticar

Elogio del maestro artesano: arte y oficio de enseñar

Agustín Escolano Benito

 

A formação de professores primários na França, em uma perspectiva de longa duração

Anne-Marie Chartier

 

Entre voces y textos: controversias en torno al uso de manuales en escuelas tlaxcaltecas a inicios del siglo XX

Elsie Rockwell

 

Prácticas de consumo de los alumnos en clases de ciencias de educación primaria

Antonia Candela

 

Parte II Praticar, registrar e dar a ver

As imagens podem ter a última palavra? Imagens e narrativas de crianças brincando na Argentina do final do século XIX

Inés Dussel

 

Práticas escolares e representação fotográfica: os centros de interesse no Álbum do Jardim de Infância (São Paulo, 1931)

Diana Vidal

Rachel Duarte Abdala

 

As exposições escolares no Paraná: primeiras iniciativas

Fátima Branco Godinho de Castro

Gizele de Souza

 

Entre conceitos e práticas: direito ao passado e educação em museus

Patrícia Cristina da Cruz Sá

Maria Angela Borges Salvadori

 

Parte III Renovar a educação e reinventar as práticas

 

Serviços escolares auxiliares e suas práticas

André Luiz Paulilo

 

Preparando as meninas para a “idade maternal” (São Paulo, década de 1920)

Heloísa Helena Pimenta Rocha

Márcia Guedes Soares

 

Os esportes, as juventudes e suas práticas em uma imprensa alternativa (1969-1980)

Edivaldo Góis Junior

 

Sobre os autores

Produtos relacionados

R$ 75,00 R$ 60,00
até 6x de R$ 11,05
ou R$ 58,20 via Boleto Bancário
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • PagHiper
Selos
  • Site Seguro

Fino Traço Editora - CNPJ: 07.028.685/0001-23 © Todos os direitos reservados. 2022