Psicanálise e Educação: (Im)passes Subjetivos Contempôraneos VOL.II

Código: OR1793 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Autoria: Maria De Lourdes Soares Ornellas (Org.)

Editora : Fino Traço Editora
ISBN: 9788580540772
Páginas : 208
Publicação: 2013 1º Edição
Encadernação : Brochura

Sinopse

Nas letras que bordejam este livro, o leitor pode encontrar uma tessitura que fala da articulação entre a Educação e Psicanálise, tanto no estilo em que se aproximam bem como no estilo que se afastam, ou seja, nas marcas e diferenças que constituem as duas áreas do conhecimento. Neste sentido, cada autor por meio de um estilo singular, inscreve sua letra, desdobrando questões relevantes sobre a temática. Pensar essa articulação não significa, como afirma Ornellas (2012) “[...] psicanalizar a educação, mas apreendê-la na perspectiva de uma fala e uma escuta, em busca de uma concepção mais profunda a respeito do próprio processo educativo”.
Faz-se necessário pontuar que, nesta citação, a autora expressa que os psicanalistas não têm a
pretensão de colocar um divã na escola, tampouco o setting da clínica, mas trazer operadores para que os professores exercitem a fala, o silêncio e a escuta de como o ato educativo acontece na sala de aula.
Portanto, o ato da escrita é autoral, traz à baila a ambivalência que atravessa o fazer educativo nesses tempos contemporâneos. Os (im)passes que se (des)velam em angústia, gozo, transferência e (im)possibilidades são construtos presentificados na letra escrita e inscrita autenticando o traço de cada escritura. Neste viés, uma das contribuições dessa obra é aguçar o debate e a cada página é possível emergir em ato a criação, o novo desejante quando expressa o savoir-faire de engendrar Educação e Psicanálise.

Produtos relacionados

Pague com
  • PagHiper
Selos
  • Site Seguro

Fino Traço Editora - CNPJ: 07.028.685/0001-23 © Todos os direitos reservados. 2022