E-book "A Educação Integral como Direito: avanços e desafios em experiências de Minas Gerais"

Código: Y6M9N4GRZ Marca:

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD GRATUITO DO LIVRO

Autoria: Lúcia Helena Alvarez Leite ; Levindo Diniz Carvalho ; Bárbara Ramalho (orgs.)
Editora: Fino Traço Editora

ISBN:  978-85-8054-332-2
Páginas: 380
Publicação: 2017  1ª Edição
Formato digital (PDF)

Sinopse
 

Estamos diante de um “livro-vivo” que organiza e socializa os avanços e desafios em experiências de educação integral em tempo integral no estado de Minas Gerais. “Vivo” porque explicita reflexões que nascem em contextos escolares que ousam “inéditos viáveis”, ampliando espaços, dialogando com saberes e atores locais, trazendo as famílias para cena escolar e, portanto, forçando os estreitos limites da ação escolar enrijecida pelo tempo.

Um livro que, também, pode ser pensado como um concerto polifônico. Muitas e diferentes vozes, vindas de diferentes territórios mineiros, a afirmar a Educação Integral como Direito, além de debruçar-se sobre o próprio fazer acadêmico na sua relação com a educação integral, através da extensão universitária e da produção do conhecimento.

Por fim, os artigos que compõem este livro, construídos no âmbito das ações do Observatório de Educação Integral da UFMG e do Grupo TEIA – Territórios, Educação Integral e Cidadania, ambos da Faculdade de Educação da UFMG, expressam parte do esforço feito pelos municípios e pela universidade pública para pautar a educação integral em tempo integral como importante política da contemporaneidade brasileira em profunda intersecção e colaboração com o governo federal, especialmente no período de 2007 a 2014.

 

Sumário

 

APRESENTAÇÃO

Jaqueline Moll

 

1 MAIS EDUCAÇÃO PARA QUE E PARA QUEM? ALGUMAS TENSÕES E DISPUTAS NO INTERIOR DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Autora: Patrícia Moulin Mendonça

Co-autora / orientadora: Lúcia Helena Alvarez Leite

 

2 DISSONÂNCIAS ENTRE PROCESSOS E RESULTADOS: O CASO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autora: Bárbara Ramalho

Co-autora / orientadora: Lúcia Helena Alvarez Leite

 

3 O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS: UM RETRATO EM DIÁLOGO COM O PNE (2014-2024)

Autoras: Bárbara Ramalho; Mariana Marilack

Co-Autora / orientadora: Lúcia Helena Alvarez Leite

 

4 PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM PONTE NOVA/MG: MAIS DE QUAL EDUCAÇÃO?

Autora: Saraa César Mól

Co-autores / orientadores: Wanderley Cardoso de Oliveira; Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho

 

5 UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO DIREITO: SENTIDOS E PERSPECTIVAS

Autora: Kelly Janaína Cruz

Co-autora / orientadora: Bruna Sola da Silva Ramos

 

6 OS AGENTES CULTURAIS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autor: Saulo Geber

Co-autor / orientador: Juarez Dayrell

 

7 A Educação para além da Escola

Autora: Luana Campos e Silva

Co-autora / orientadora: Lúcia Helena Alvarez Leite

 

8 “ISSO DÁ PARA APRENDER!”: A DANÇA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autora: Juliana Araujo de Paula

Co-aturora / orientadora: Lúcia Helena Alvarez Leite

 

9 A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BAIRRO E NA CIDADE: EXPLORANDO O TERRITÓRIO EDUCATIVO

Autor: Paulo Felipe Lopes de Carvalho

Co-aturora / orientadora: Lúcia Helena Alvarez Leite

 

10 REVERBERAÇÕES DA FORMAÇÃO EM ARTE E TECNOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A INSERÇÃO PROFISSIONAL

Autor: Warley Fabiano Santos

Co-autor / orientador: Juarez Dayrell

 

11 CONFIGURAÇÕES DA CONTESTAÇÃO SOCIAL DE JOVENS URBANOS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Autor: Igor Thiago Moreira Oliveira

Co-autor / orientador: Juarez Dayrell

 

12 EDUCAÇÃO INTEGRAL E OS NOVOS SIGNIFICADOS ATRIBUIDOS PELAS FAMÍLIAS

Autora: Kassiane dos Santos Oliveira

Co-autoras / orientadoras: Isabel de Oliveira e Silva e Iza Rodrigues da Luz

 

13 A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE IBITURUNA

Autores: Fabrícia Jaques Maia; Kildo Adevair Santos

Co-autor / orientador:Levindo Diniz Carvalho

 

14 AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: O QUE SE VÊ PELA “JANELA” DOS DEVERES DE CASA

Autoras: Mariana Gadoni Canaan; Laís da Silva Reis; Roberta Alves Oliveira; Tereza Cristina Starling Souza

Co-autora / orientadora: Tânia de Freitas Resende

 

15 UMA DÉCADA DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL (EM) TEMPO INTEGRAL EM MINAS GERAIS: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DAS TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS ENTRE 2005-2015

Autoras: Camila Carvalho dos Santos; Carolina Cardeal de Carvalho; Kassiane dos Santos

Oiveira; Edsheyla Santos

Co-autora / orientadora: Lúcia Helena Alvarez Leite

 

16 AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A RELAÇÃO COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autora: Natália Fraga Carvalhais Oliveira

Co-autora / orientadora: Savana Diniz Gomes Melo

 

17 SER PESQUISADOR: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO NO OBSERVATÓRIO DA

EDUCAÇÃO INTEGRAL DA FAE-UFMG

Auotras: Catherine Monique de S. Hermont; Camila Chamon; Jéssica Silveira Fonseca; Cristiane Frade Marques

Co-autor / orientador: Juarez Melgaço Valadares

 

SOBRE OS AUTORES

Pague com
  • Pix
  • proxy-paghiper-v1
Selos
  • Site Seguro

Fino Traço Editora - CNPJ: 07.028.685/0001-23 © Todos os direitos reservados. 2024