E-book "Educação (em tempo) Integral: diálogos entre a universidade e a Educação Básica"

Código: N3V5V4DDK Marca:

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD GRATUITO DO LIVRO

Autoria: Levindo Diniz Carvalho ; Larissa Medeiros Marinho dos Santos (orgs.)
Editora: Fino Traço Editora

ISBN:  978-85-8054-290-5
Páginas: 240
Publicação: 2016  1ª Edição
Formato digital (PDF)

Sinopse
 

A luta pelo direito à educação, hoje, passa não só pela garantia de permanência na escola, mas também pelo direito a uma educação integral, tanto na perspectiva quantitativa, educação em tempo integral para todos, como na perspectiva qualitativa, uma educação que contemple todas as dimensões da formação humana. A educação, nesta perspectiva, é parte fundante de um projeto político de sociedade que tem como propósito a garantia do direito de todo indivíduo a aprender e a desenvolver-se como cidadão ativo, em todas as suas dimensões. Em diálogo com as experiências vividas em um projeto de Extensão Universitária nesse livro busca-se trazer reflexões acerca dos desafios ligados a implementação de Políticas de Educação (em tempo) Integral de qualidade.

 

Sumário

 

João Prefácio

 

Apresentação

 

1 Educação (em tempo) Integral: diálogo entre a Universidade e a Educação Básica

Levindo Diniz Carvalho

Larissa Medeiros Marinho dos Santos

 

2 “Mais tempo para a criança na escola!”: do slogan às provocações para (re)pensar o tempo-escola

Bruna Sola da Silva Ramos

 

3 Educação Integral (E)M Tempo Integral no Brasil: Percurso Histórico-Legal

Saraa César Mól

 

4 Tempos e espaços educativos em questão: O Programa Mais Educação na Região das Vertentes e a especificidade do Município São João del-Rei

Adriana Gomes do Nascimento

Alice Aldina Silva Dias

 

5 Refletindo sobre a Educação Física num Projeto de Educação Integral: Um Debate por “Mais Educação”

Ana Carolina Capellini Rigoni

 

6 Docência de Teatro em Escolas: Argumentos para uma Consistência

André Luiz Lopes Magela

 

7 A educação integral e a introdução ao teatro por meio dos jogos cooperativos e das brincadeiras populares na formação de cidadãos críticos e participativos

Cláudio Roberto Severo Junior

Carlos Frederico Bustamante Pontes

 

8 O Programa Mais Educação e o Acompanhamento Pedagógico na região das vertentes: uma experiência

Maria Aparecida Arruda

Tatiana Cury Pollo

Vanessa Cristina Gonçalves

Kelly Janaína Cruz

 

9 Desafios iniciais na implantação da Fanfarra na Educação Integral da Escola Municipal Pio XII, como iniciativa do Programa Mais Educação

André Thiago de Souza

Débora Andrade

 

10 A formação de professores no Programa Mais Educação na região das Vertentes

Lídia Mara Fernandes Lopes

Wanessa de Cássia Netto

 

11 A mandala Bioecológica da Educação Integral: uma concepção contemporânea de desenvolvimento humano para a educação

Paulo Frederico Medeiros Clementino

 

12 Oficinas de Artes na Escola: uma reflexão de tempo integral

Kleber Silva

 

Sobre os organizadores

 

Sobre os autores

Pague com
  • Pix
  • proxy-paghiper-v1
Selos
  • Site Seguro

Fino Traço Editora - CNPJ: 07.028.685/0001-23 © Todos os direitos reservados. 2024