CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD GRATUITO DO LIVRO
Autoria: Levindo Diniz Carvalho ; Larissa Medeiros Marinho dos Santos (orgs.)
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 978-85-8054-290-5
Páginas: 240
Publicação: 2016 1ª Edição
Formato digital (PDF)
Sinopse
A luta pelo direito à educação, hoje, passa não só pela garantia de permanência na escola, mas também pelo direito a uma educação integral, tanto na perspectiva quantitativa, educação em tempo integral para todos, como na perspectiva qualitativa, uma educação que contemple todas as dimensões da formação humana. A educação, nesta perspectiva, é parte fundante de um projeto político de sociedade que tem como propósito a garantia do direito de todo indivíduo a aprender e a desenvolver-se como cidadão ativo, em todas as suas dimensões. Em diálogo com as experiências vividas em um projeto de Extensão Universitária nesse livro busca-se trazer reflexões acerca dos desafios ligados a implementação de Políticas de Educação (em tempo) Integral de qualidade.
Sumário
João Prefácio
Apresentação
1 Educação (em tempo) Integral: diálogo entre a Universidade e a Educação Básica
Levindo Diniz Carvalho
Larissa Medeiros Marinho dos Santos
2 “Mais tempo para a criança na escola!”: do slogan às provocações para (re)pensar o tempo-escola
Bruna Sola da Silva Ramos
3 Educação Integral (E)M Tempo Integral no Brasil: Percurso Histórico-Legal
Saraa César Mól
4 Tempos e espaços educativos em questão: O Programa Mais Educação na Região das Vertentes e a especificidade do Município São João del-Rei
Adriana Gomes do Nascimento
Alice Aldina Silva Dias
5 Refletindo sobre a Educação Física num Projeto de Educação Integral: Um Debate por “Mais Educação”
Ana Carolina Capellini Rigoni
6 Docência de Teatro em Escolas: Argumentos para uma Consistência
André Luiz Lopes Magela
7 A educação integral e a introdução ao teatro por meio dos jogos cooperativos e das brincadeiras populares na formação de cidadãos críticos e participativos
Cláudio Roberto Severo Junior
Carlos Frederico Bustamante Pontes
8 O Programa Mais Educação e o Acompanhamento Pedagógico na região das vertentes: uma experiência
Maria Aparecida Arruda
Tatiana Cury Pollo
Vanessa Cristina Gonçalves
Kelly Janaína Cruz
9 Desafios iniciais na implantação da Fanfarra na Educação Integral da Escola Municipal Pio XII, como iniciativa do Programa Mais Educação
André Thiago de Souza
Débora Andrade
10 A formação de professores no Programa Mais Educação na região das Vertentes
Lídia Mara Fernandes Lopes
Wanessa de Cássia Netto
11 A mandala Bioecológica da Educação Integral: uma concepção contemporânea de desenvolvimento humano para a educação
Paulo Frederico Medeiros Clementino
12 Oficinas de Artes na Escola: uma reflexão de tempo integral
Kleber Silva
Sobre os organizadores
Sobre os autores
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.