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Autoria: Olgaíses Cabral Maués ; Arlete Maria Monte Camargo ; Maria da Conceição Rosa Cabral (orgs.)
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 9788580544930
Páginas: 270
Publicação: 2022 2ª Edição
Formato digital (PDF)
Sinopse
A Coletânea reúne temáticas que se articulam na definição de políticas educacionais, com destaque para a internacionalização, a função dos organismos internacionais e a formação de professores. Em comum, os textos têm como pressupostos que as características assumidas pelo capitalismo na atualidade, o processo de globalização e o desenvolvimento das tecnologias da comunicação e da informação colocaram a educação como central nas agendas governamentais, ressaltando o seu valor econômico e valorizando cada vez mais a investigação e a formação internacionalizada. Em um mundo pautado no conhecimento, a educação como lócus de produção é considerada de suma importância pelos Estados e organizações internacionais como o Banco Mundial, Organização Mundial do Comércio e UNESCO, que passam a disseminar, por meio de Fóruns, declarações e documentos, ideias, princípios e estratégias para a organização dos sistemas educacionais. Nesse cenário, os países periféricos constituem um atrativo mercado educacional, principalmente as nações que ainda não possuem um sistema de educação superior consolidado e com capacidade de responder às exigências competitivas impostas pela economia capitalista baseada no conhecimento de alto nível. O Brasil se insere no contexto da internacionalização da educação superior de maneira embrionária, tendo em vista que seu sistema de ensino e pesquisa encontra-se em consolidação, tendo em vista a jovialidade do seu sistema em referência aos europeus ou mesmo norte-americanos, nos quais se encontram a maior parte das instituições mais bem avaliadas mundialmente. Nos textos apresentados nessa Coletânea, a dimensão da internacionalização e o papel dos organismos internacionais perpassam como fio condutor para dar unidade aos capítulos elaborados. Assim, os oito textos permitem aclarar a temática e trazem maior compreensão à política educacional adotada, pois questionam a forma como se faz a educação no contexto globalizado de influências exógenas.
Sumário
Agradecimentos
Apresentação
Prefácio
Capítulo 1
Internacionalização da Educação Superior nas Universidades Federais brasileiras e a Cooperação Sul-Sul
Olgaíses Cabral Maués
Arlete Maria Monte de Camargo
Capítulo 2
O Protagonismo dos Organismos Internacionais na definição de forma e conteúdo do currículo da formação docente
Ana Claudia Ferreira Rosa
Glenda Caroline Meireles da Costa Rodrigues Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu
Capítulo 3
As novas morfologias para a formação docente sob a égide dos Organismos Multilaterais do capital
Edinilza Magalhães da Costa Souza Mariza Felippe Assunção
Capítulo 4
Panorama das pesquisas no Brasil sobre a Formação Continuada de professores e as orientações da OCDE: uma revisão integrativa
Eduarda de Assunção Pacheco Mary Jose Almeida Pereira Flávio Nogueira do Nascimento
Capítulo 5
A BNCC e suas interfaces com a agenda do capital para a educação
Maria da Conceição dos Santos Costa Maria da Conceição Rosa Cabral Michele Borges de Souza
Andrea Cristina Cunha Matos
Capítulo 6
As regulações dos Organismos Internacionais sobre o trabalho docente: sujeição e heteronomia
Nila Luciana Vilhena Madureira Edinilza Magalhães da Costa Souza Mariza Felippe Assunção
Capítulo 7
A internacionalização da Universidade Federal do Pará: uma proposta em desenvolvimento
Olgaíses Cabral Maués Antonia Costa Andrade
Capítulo 8
Educação para a Cidadania Global proposta pela Unesco e a Formação de Professores no Brasil
Robson dos Santos Bastos
As autoras e os autores
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.