Políticas Educacionais no Contexto da Internacionalização

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Autoria: Olgaíses Cabral Maués ; Arlete Maria Monte Camargo ; Maria da Conceição Rosa Cabral (orgs.)
Editora: Fino Traço Editora
ISBN:  9788580544695
Páginas: 270
Publicação: 2022  1ª Edição
Encadernação: Brochura

Sinopse
 

A Coletânea reúne temáticas que se articulam na definição de políticas educacionais, com destaque para a internacionalização, a função dos organismos internacionais e a formação de professores. Em comum, os textos têm como pressupostos que as características assumidas pelo capitalismo na atualidade, o processo de globalização e o desenvolvimento das tecnologias da comunicação e da informação colocaram a educação como central nas agendas governamentais, ressaltando o seu valor econômico e valorizando cada vez mais a investigação e a formação internacionalizada. Em um mundo pautado no conhecimento, a educação como lócus de produção é considerada de suma importância pelos Estados e organizações internacionais como o Banco Mundial, Organização Mundial do Comércio e UNESCO, que passam a disseminar, por meio de Fóruns, declarações e documentos, ideias, princípios e estratégias para a organização dos sistemas educacionais. Nesse cenário, os países periféricos constituem um atrativo mercado educacional, principalmente as nações que ainda não possuem um sistema de educação superior consolidado e com capacidade de responder às exigências competitivas impostas pela economia capitalista baseada no conhecimento de alto nível. O Brasil se insere no contexto da internacionalização da educação superior de maneira embrionária, tendo em vista que seu sistema de ensino e pesquisa encontra-se em consolidação, tendo em vista a jovialidade do seu sistema em referência aos europeus ou mesmo norte-americanos, nos quais se encontram a maior parte das instituições mais bem avaliadas mundialmente. Nos textos apresentados nessa Coletânea, a dimensão da internacionalização e o papel dos organismos internacionais perpassam como fio condutor para dar unidade aos capítulos elaborados. Assim, os oito textos permitem aclarar a temática e trazem maior compreensão à política educacional adotada, pois questionam a forma como se faz a educação no contexto globalizado de influências exógenas.

 

Sumário

 

Agradecimentos

 

Apresentação

 

Prefácio

 

Capítulo 1

Internacionalização da Educação Superior nas Universidades Federais brasileiras e a Cooperação Sul-Sul

Olgaíses Cabral Maués

Arlete Maria Monte de Camargo

 

Capítulo 2

O Protagonismo dos Organismos Internacionais na definição de forma e conteúdo do currículo da formação docente

Ana Claudia Ferreira Rosa

Glenda Caroline Meireles da Costa Rodrigues Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu

Capítulo 3

As novas morfologias para a formação docente sob a égide dos Organismos Multilaterais do capital

Edinilza Magalhães da Costa Souza Mariza Felippe Assunção

Capítulo 4

Panorama das pesquisas no Brasil sobre a Formação Continuada de professores e as orientações da OCDE: uma revisão integrativa

Eduarda de Assunção Pacheco Mary Jose Almeida Pereira Flávio Nogueira do Nascimento

Capítulo 5

A BNCC e suas interfaces com a agenda do capital para a educação

Maria da Conceição dos Santos Costa Maria da Conceição Rosa Cabral Michele Borges de Souza

Andrea Cristina Cunha Matos

 

Capítulo 6

As regulações dos Organismos Internacionais sobre o trabalho docente: sujeição e heteronomia

Nila Luciana Vilhena Madureira Edinilza Magalhães da Costa Souza Mariza Felippe Assunção

Capítulo 7

A internacionalização da Universidade Federal do Pará: uma proposta em desenvolvimento

Olgaíses Cabral Maués Antonia Costa Andrade

Capítulo 8

Educação para a Cidadania Global proposta pela Unesco e a Formação de Professores no Brasil

Robson dos Santos Bastos

 

As autoras e os autores

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