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Autoria: Andrea Mara R.S. Vieira
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 978-85-8054-556-2
Páginas: 380
Publicação: 2022 / 1º Edição
Encadernação: Brochura
Sinopse
Especialistas da área do Ensino de Ciências apontam diversos caminhos para promover a motivação dos alunos quanto ao aprendizado de ciências e contribuir para uma educação científica passível de melhor compreensão, mais humanizada, inclusiva e democrática. Como solução para essa espécie de “apartheid científico” destaca-se dois caminhos: o primeiro, é que professores e alunos se dediquem a compreensão da Natureza da Ciência, inclusive, para que seja possível promover a mudança da “imagem de ciência” dominante que se apresenta como dogmática, cientificista e negacionista da ontologia; o segundo, é a defesa da história da ciência (ao lado da filosofia da ciência) como metodologia ou ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências e também para a compreensão da Natureza da Ciência. Compreender a Natureza da Ciência é fundamental, mas o ponto é: a história da ciência utilizada como ferramenta didático-pedagógica contempla a busca por uma adequada compreensão da Natureza da Ciência e modifica a “imagem de ciência” dominante? Conclui-se que não. As pesquisas da área de Ensino de Ciências não enfrentam discussões teórico-conceituais do campo científico da história em diálogo com a história da ciência, cujos tensionamentos são essenciais para entender o papel da história. Com isso, percorrer as veredas do campo da história provocou o deslocamento do seu uso então situado no campo pedagógico, para o campo da “epistemologia histórico-ontológica” marcada pela historicidade, na qual a história se apresenta como “constitutiva” da ciência, ou seja, é a ela imanente e não apenas adicional ou acessória. Essa análise desvelou um elevado grau de complexidade que culminou em novas aberturas tornando-se essencial o desenvolvimento de novo aparato conceitual como: “dimensão histórica da ciência”, “historicidade da ciência” e “complexo multidimensional da ciência” que possibilitaram a compreensão da Natureza da Ciência e a transformação da “imagem-concepção de ciências” com novos direcionamentos para a Educação científica. Neste percurso, demarcar conceitualmente a história surge como pressuposto para compreensão da complexidade da “dimensão histórica da ciência” e o papel da “historicidade da ciência” para a Educação científica de modo a torná-la mais inclusiva, democrática, dinâmica e humanizada, visto que mais próxima da vivência dos estudantes, inclusive, abrindo caminhos para discussões acerca de uma compreensão da ciência enquanto cultura.
Sumário
Lista de figuras
Lista de tabelas
Lista de gráficos
Lista de siglas e abreviaturas
Agradecimentos
Prefácio
Introdução
CAPÍTULO I
Natureza da ciência e educação científica
1.2 – A Natureza da Ciência e a Educação científica
1.3 – Inclusão da história da ciência no ensino de ciências
1.4 – Políticas públicas educacionais em ciências: global e local
1.5 – Abordagem Metodológica
CAPÍTULO II
Perspectivas epistemológicas da natureza da ciência
2.1 – Demarcando a Natureza da Ciência
2.2 – “O que tem sido a ciência?”
2.3 – Afinal, o que é a Natureza da Ciência?
CAPÍTULO III
Percorrendo veredas entre o epistemológico, o histórico e o ontológico-existencial
3.1 – Demarcação conceitual como pressuposto para a compreensão da Natureza da Ciência da perspectiva da Dimensão Histórica
3.2 – O tempo como elemento “visceral” da história
3.3 – Possibilidades para uma analítica da historicidade da ciência: ser e tempo
3.4 – A Dimensão Histórica da Ciência
CAPÍTULO IV
Dimensão histórica da ciência: a historicidade como questão epistemológica
4.1 – A virada epistemológica histórico-ontológica
4.2 – Desconstrução da imagem dominante de ciência
4.3 – Nova imagem-concepção de ciência: complexo multidimensional constituído pela historicidade e multiplicidade temporal
4.4 – Construção da NDC considerando o complexo multidimensional da ciência
4.5 – A integridade da ciência e a NDC
CAPÍTULO V
Veredas abertas: diretrizes possíveis para a educação científica
5.1 – Caminho de volta: do epistemológico para o pedagógico pela via da dimensão histórica
5.2 – Formação de professores(as) e licenciandos(as) em ciências da natureza e história
5.3 – Educação científica e a “virada do ensino de ciências”
5.4 – Existência de uma Cultura Científica
Considerações finais
Referências
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