Autoria: Maria Emília Caixeta de Castro Lima; Mairy Barbosa Loureiro dos Santos
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 9788580542615
Páginas: 100
Publicação: 2018 2º Edição
Encadernação: Brochura
Sinopse
As crianças são curiosas. Nas escolas de Educação Infantil, elas têm oportunidade de criar explicações, entender e interpretar os fenômenos que vivenciam no cotidiano. Por que não explorar este universo com uma forma de ensino de ciências com muita ação e diversão? Essas atividades desenvolvem a linguagem, a imaginação e o raciocínio dos pequenos.
Questões como: Por que ensinar ciências para crianças menores de seis anos? Que conceitos de ciências devem ser ensinados? Como desenvolver com elas esses conceitos? As sugestões que você encontrará aqui são uma síntese das trocas que ocorreram entre as autoras e diversos professores que atuam em sala de aula ou estão se preparando para isso.
Nosso objetivo é oferecer a você, professor, diversas possibilidades de tratar, com as crianças, as curiosidades das ciências no mundo que nos cerca. Você irá ampliar as atividades sugeridas de forma criativa, divertida e eficiente.
Bom trabalho!
Conheça "Trilhas para Ensinar Ciências para Crianças"
Sumário
APRESENTAÇÃO
PARTE I Ensinar ciências na educação infantil
-As ciências nas brincadeiras para crianças da educação infantil
-Por que ensinar ciências na educação infantil?
-Quem são as crianças da educação infantil?
-Em que consiste ensinar ciências para as crianças pequenas?
-Apresentação das brincadeiras
-Referências bibliográficas
PARTE II Conversando sobrea mediação de atividades de ciências na educação infantil
Capítulo I – Conhecendo a diversidade dos seres vivos
-Investigando um jardim
-Construindo animais de materiais reciclados
-Cuidando das plantas
-Momento de lembrar: Montando uma exposição sobre bichos e plantas
Capítulo II – Tomando consciência do próprio corpo
-Desenhar o contorno do corpo do colega
-Brincadeiras sobre os órgãos do sentido
-Importância da alimentação
-Cuidando do corpo e do ambiente
Capítulo III – Reconhecendo as coisas que existem ao nosso redor e suas transformações
-Organizando objetos e materiais: Pondo ordem na bagunça
-Ciência e arte: Origem das coisas
-As transformações dos materiais: Como se faz?
-Como os objetos se comportam na água?
Capítulo IV – Produzindo sons, sombras e outros efeitos físicos
-Tocar na banda
-Construindo ideias sobre a existência do ar
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.