Autoria: DIANA GONÇALVES VIDAL E RAFAELA SILVA RABELO (ORG)
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 9788580544305
Páginas: 238
Publicação: 2020 1º Edição
Encadernação: Brochura
Sinopse
Tema muito frequentado da história da educação, o movimento de renovação escolar do entre guerras, conhecido como escola nova, ganha uma contribuição ímpar com a publicação deste livro. Às tão conhecidas quanto discutidas e debatidas iniciativas de reforma do ensino público brasileiro, nas décadas de 1920-1930, Diana Vidal e Rafaela Rabelo acrescentam perspectivas originais de periodização e análise com as contribuições que aqui reuniram e organizaram.
Por um lado, para além dos anos 1920 e 1930, a década de 1940 ganha um capítulo importante no interior do movimento pela educação nova com a investigação sobre a seção brasileira da New Education Fellowship. Por outro, as tramas que unem a New Education Fellowship/Ligue Internationale pour l’Éducation Nouvelle, o Teachers College da Universidade de Columbia, o Instituto Jean-Jacques Rousseau, da Universidade de Genebra, o Bureau International d’Éducation e o Institute of Education da University College London num mesmo conserto de iniciativas e propósitos abre veios de trabalho inéditos para a historiografia da educação no Brasil.
André Paulilo
Sumário
Prefácio......................................................................................7
André Luiz Paulilo
Movimento internacional da Educação Nova: um problema de pesquisa....11
Diana Vidal & Rafaela Rabelo
I. SUJEITOS E REDES
Capítulo 1: A seção brasileira da New Education Fellowship: (des)encontros e (des)conexões ..............................................................................................25
Rafaela Rabelo & Diana Vidal
Capítulo 2: Dois portugueses no movimento internacional da Escola Nova: Faria de Vasconcelos e António Sérgio.........................................................49
Margarida Louro Felgueiras
Capítulo 3: Fred Clarke, a Educação Nova e a internacionalização dos estudos e pesquisas em educação nos anos 1930.......................................................69
Gary McCulloch
Capítulo 4: Vertentes da Escola Nova em São Paulo: o “caso microscópico” do Grupo Escolar Rural de Butantan (anos 1930-1940) ....................................91
Ariadne Ecar & Diana Vidal
II. NACIONAL E TRANSNACIONAL
Capítulo 5: Apropriações e ressignificações da Escola Nova na Colômbia na primeira metade do século XX....................................................................113
Martha Cecilia Herrera
Capítulo 6: A Escola Nova na Argentina. Apontamentos locais de uma tradição pedagógica transnacional...........................................................................133
Silvina Gvirtz & Gabriela Barolo
Capítulo 7: Conselhos de viajantes: a Escola Nova e a transformação do papel do professor no Chile (1920-1930). Um olhar conciso da história transnacional e das emoções..............................................................................................153
Pablo Toro-Blanco
III. PROPOSTAS E APROPRIAÇÕES
Capítulo 8: A coeducação vista pela Escola Nova nos anos 1920 e 1930
(entre Suíça, França e Alemanha) ..............................................................175
Geneviève Pezeu
Capítulo 9: O método de projetos na Espanha: recepção e apropriação
(1918-1936) .................................................................................................189
María del Mar del Pozo Andrés
Capítulo 10: Esforços para uma educação nova em São Paulo: discursos e marcas na definição do cinema educativo (1920-1930) .............................209
Ariadne Ecar & Fernanda Franchini
AUTORES..............................................................................234
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