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Autoria: Alexandre Filordi de Carvalho ; Sílvio Gallo
Editora: Fino Traço Editora
ISBN: 978-85-8054-490-9
Páginas: 195
Publicação: 2022 1ª Edição
Formato digital (PDF)
Sinopse
Após algumas publicações na forma de artigos científicos que, cada a um a seu modo, buscava elaborar e avançar na problematização do sedentarismo na educação, chegamos ao denominador comum de que, de fio a pavio, o que estava em jogo seriam a defesa e a luta em favor das diferenças no campo da educação. Deste modo, sentimos a necessidade de retomar os nossos textos, dilatando seus campos conceituais, e ao mesmo tempo atualizando-os dentro do cenário sociopolítico brasileiro. Assim, este livro é uma espécie de corpo ao que desejamos para a educação. É importante dizer que boa parte da versão original dos textos foram publicadas em revistas francesas. A nossa intenção com o livro, deste modo, também é a de ampliar o acesso de nossas reflexões aos leitorxs da língua portuguesa.
Sumário
Elucidário: o que move este livro?
Introdução
Capítulo 1
Sedentarismo: as forças do hábito e as forças da representação
Introdução: sintomas do sedentarismo
1.2. Sedentarismo versus nomadismo: em busca de experimentações para a educação
Capítulo 2
A memória longa do sedentarismo no campo da educação: ainda somos e vivemos como nossos pais?
Capítulo 3
Embates com o poder institucional na educação: a pastoral cristã como caso de phylum sedentário
3.1. Relações pastoralizantes na educação: um diagnóstico da representação sedentária
3.2 Afrontar o sedentarismo para disparar o nomadismo na educação: embates de relações de forças
Capítulo 4
Explorações em torno de nomadismos na educação
Capítulo 5
Nomadismo 1 – A caravana do grupo-sujeito: alunos e alunas produzem uma política de subjetividade nômade
Questões iniciais
5.1 A desconfiança política: quando um grupo assujeitado se torna grupo-sujeito
5.2 Política de subjetividade nômade: a caravana do grupo-sujeito nas escolas
5.3 Confiança no nomadismo: em busca de outra política da/para a verdade
Palavras finais em território sem fim
Capítulo 6
Nomadismo 2 – Confiar e dizer-verdadeiro: comunidade política nômade e vínculos éticos na relação pedagógica
6.1 Relações pedagógicas e os vínculos de confiança: por onde começar?
6.1 Parresia: o conceito em Foucault e alguns desvios pedagógicos
6.2. Confiar para manifestar outra verdade: comunidade política e vínculo ético na relação pedagógica
6.3. A impossível dissociação entre forma e conteúdo da verdade: aleturgia e parresia
6.4. Parresia e confiança: combater no presente e afirmar a comunidade política de vínculos éticos
Capítulo 7
Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae nômade como outro equipamento coletivo
Questões iniciais
7.1 Schérer e o dispositivo pedagógico
7.2. Escola e equipamento coletivo: em busca de outro experimentum scholae
7.3. Equipamento coletivo e sedentarismo
7.4. Em defesa da escola: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo
Capítulo 8
Biopolítica e governamentalidade educativa no Brasil: a precarização da educação inclusiva
8.1. Problematizações iniciais
8.2. A produção de uma “governamentalidade democrática” e o governo das diferenças
8.3. Neoliberalismo e precarização dos diferentes: o sucateamento da educação pública
8.4. Antropemia dos corpos ingovernáveis
Capítulo 9
Lutas democráticas na educação
9.1. Ato inicial
9.2. Atos contra - o Urstaat é o Estado primordial: feições e dinamismos de um despotismo antidemocrático que se atualiza
9.3. Atos em favor das lutas democráticas contra o Urstaat
9.4. Atos finais para tudo iniciar
Epílogo
Por uma educação que ousa desejar – um manifesto
Isso não desejamos
Isso desejamos e afirmamos
Referências de artigos publicados em periódicos no Brasil e no exterior que foram retomados para a composição deste livro
Sobre os autores
Produzimos livros elaborados com cuidado e publicados com profissionalismo, atendendo ao público acadêmico. Além disso, temos a Tracinho / Traço Jovem: um selo infanto-juvenil destinado às crianças e jovens.